Estudantes da EJA participam de atividade sobre Clarice Lispector

Alunos debateram conto “Felicidade Clandestina” e leram trechos de obras da escritora

Em mais uma atividade que apresenta o universo da escritora Clarice Lispector aos estudantes da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação e Cultura organizou atividade com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os estudantes foram apresentados à obra de Clarice Lispector por meio do conto “Felicidade Clandestina”, que foi lido pela orientadora educacional da rede, Tatiane Oliveira. As atividades realizadas pela Educação de Ribeirão Pires fazem parte da programação da pasta para a FLIRP 2023 – a Feira Literária da cidade, que homenageará a escritora Clarice Lispector e que ocorrerá neste final de semana, dias 28 e 29 de outubro.

Após a leitura do conto, os alunos realizaram debate sobre a história que foi lida e que teve como assunto central a “felicidade”. Cada aluno teve que dizer o que a felicidade significa em suas vidas.
“Para mim, a felicidade é quando a família está unida, sem problemas de saúde, sem nenhuma briga. Mas sei que a felicidade pode significar outras coisas para outras pessoas. A felicidade pode ser muitas coisas”, declarou a estudante da EJA, Maria Souza Sodré Szymkiewicz.

Além da atividade que envolveu o conto “Felicidade Clandestina”, os alunos do programa puderam realizar a leitura de trechos de obras diversas da escritora, por meio de frases tiradas de uma caixa. Estas sentenças também foram lidas pelos estudantes, que puderam desvendar um pouco mais da literatura de Clarice, que aborda questões mais sentimentais do ser humano.

Cinema – Em atividade fora da sala de aula, os estudantes da EJA foram até o cinema para assistir o documentário “O Céu Não Pode esperar”, na noite de segunda-feira (23). O filme conta a história do jovem ítalo-britânico Carlo Acutis, que faleceu devido leucemia aos 15 anos. Devotado aos jogos de videogame, Acutis foi beatificado pela Igreja Católica. O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, acompanhou os alunos.

Estudantes organizaram roda de conversa para debater trechos de conto da escritora Clarice Lispector

Compartilhe

Comente

Leia também