Imunização será apenas para pedestres no Complexo Ayrton Senna
No próximo sábado, dia 5, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires vacina contra a Covid-19 os trabalhadores da área da saúde que ainda não foram imunizados. A ação acontece das 8h às 16h, no Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio, 193 e não será no tradicional esquema de drive thru. Deste modo, os profissionais deverão se dirigir a pé ao local da vacinação. Será o segundo sábado consecutivo que Ribeirão Pires disponibiliza a imunização.
Para o processo de triagem, o profissional deverá apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência no nome da pessoa, Registro no Conselho de Classe e um documento que comprove atuação na área da saúde: Holerite; carteira de Trabalho com registro recente; RPA (Recibo de Pagamento Autônomo);ISS (Imposto Sobre Serviço) ou CMC (Cadastro Municipal de Contribuintes).
Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia, será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.
Cuidadores de Idosos – esses profissionais são pessoas que se enquadram na “ocupação de cuidador que integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162”, que define o cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”