Estância terá programação especial do Setembro Amarelo nas escolas

Atividades como palestras, o Dia da Vida e rodas de conversa integram esforços de valorização à saúde mental e prevenção ao suicídio entre jovens

A Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu nesta sexta-feira, dia 17, sensibilização de gestores de escolas públicas e particulares da cidade sobre a campanha Setembro Amarelo. No encontro, a Secretaria de Educação da cidade apresentou proposta de atividades, que poderão ser adotadas pelas unidades de ensino, voltadas ao diálogo, à reflexão, à valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

A sensibilização das escolas do município integra série de ações da Prefeitura e da Câmara Municipal na campanha Setembro Amarelo, em atendimento à Lei Municipal n° 6.555/2021, que instituiu o Programa de Prevenção ao Suicídio e da Promoção do Direito ao Acesso à Saúde Mental para jovens e adolescentes. O encontro contou com a intervenção da psicóloga Thaís Neves, do CAPS 2, que apresentou cartilha com aspectos fundamentais sobre o tema junto aos estudantes e outros públicos.

Além dos profissionais da Educação da cidade, participaram da atividade equipes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social e da SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. O presidente da Câmara, Guto Volpi, acompanhou a atividade.

O secretário de Saúde da cidade, Audrei Rocha, reforçou a importância da disseminação das informações sobre os serviços de apoio oferecidos gratuitamente pela Prefeitura para a Saúde Mental. “Precisamos dar visibilidade ao tema e mostrar quais os caminhos podem e devem ser percorridos. São muitas vezes gestos simples, de acolhimento, de esclarecimento, que salvam vidas”.

A secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco, enalteceu a parceria entre as secretarias e o Legislativo para levar a reflexão às escolas. “Sabemos que a pandemia agravou questões voltadas à saúde mental de nossas crianças e jovens. Criamos neste ano novo serviço para acompanhar os alunos da rede municipal, o APSE – Apoio Psicossocial Escolar. Em todas as redes, nós, Educadores, podemos somar forças a este movimento, abrir o diálogo e contribuir nas ações de prevenção ao suicídio”, disse.

Palestras na rede municipal – A partir da próxima semana, as escolas terão programação especial do Setembro Amarelo. Nos dias 21 e 22, as turmas do Fundamental II da E.M. Eng. Carlos Rohm e E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho participarão de palestras com profissionais da Saúde Mental da Prefeitura. No dia 23, todas as escolas foram convidadas para o Dia da Vida – o uso de uma aula (50 minutos) nesta data para a reflexão sobre questões como a depressão, o bullying, entre outros temas. No dia 24, a Secretaria de Saúde promoverá ação na Vila do Doce, com rodas de conversa e apresentações culturais.

Confira a programação completa do Setembro Amarelo em Ribeirão Pires:

17/09 (sexta-feira)
9h – Sensibilização de gestores das redes públicas e privada de ensino e profissionais da SEJEL e dos CRAS
14h – Ação de sensibilização – CRAS Quarta Divisão

20/09 (segunda-feira)
Horário livre – Sensibilização de profissionais unidades de ensino
8h às 9h30 – Palestra da Saúde Mental – E.M. Eng. Carlos Rohm I
13h30 às 15h – Palestra da Saúde Mental – E.M. Eng. Carlos Rohm I

21/09 (terça-feira)
Horário livre – Sensibilização de profissionais unidades de ensino
8h às 9h30 – Palestra da Saúde Mental – E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho
9h – Roda de Conversa e Palestra sobre Suicídio – UBS Central
9h30 – Roda de Conversa e Palestra sobre Suicídio – UBS Centro Alto
9h30 – Roda de Conversa e Palestra sobre Suicídio – USF Jardim Valentina
13h30 às 15h – Palestra da Saúde Mental – E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho
17h às 19h – Palestra “Suicídio e Automutilação” UPA Santa Luzia

22/09 (quarta-feira)
Horário livre – Atividades de sensibilização com alunos nas escolas públicas e privadas

23/09 (quinta-feira)
Das 7h50 às 8h40 e das 13h50 às 14h40 – Dia da Vida – Ação coletiva de sensibilização nas escolas públicas e privadas
9h – Roda de Conversa e Palestra sobre Suicídio – USF Ouro Fino
10h – Roda de Conversa e Palestra sobre Suicídio – USF Jardim Guanabara

24/09 (sexta-feira)
Atividade na Vila do Doce – Roda de Conversa e apresentações culturais (profissionais dos CAPS)
10h – Roda de Conversa e Palestra sobre Suicídio – USF Jardim Luso

27/09 (segunda-feira)
17h às 19h – Palestra “Suicídio e Automutilação” UPA Santa Luzia

Psicóloga Thaís Neves, do CAPS 2, ministrou palestra sobre abordagens possíveis do tema suicídio para jovens e adolescentes

Sensibilização de escolas de Ribeirão Pires para o Setembro Amarelo foi promovida de forma integrada entre Prefeitura e Câmara Municipal

Atividades de prevenção ao suicídio e valorização da vida entre jovens e adolescentes atende Lei Municipal n° 6.555/2021

Compartilhe

Comente

Leia também