Estância segue desenvolvendo o primeiro Bike Park do grande ABC

Espaço passará a integrar as atrações do Parque Luiz Carlos Grecco e será entregue à população em breve

A Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL) da Prefeitura de Ribeirão Pires, segue avançando na construção do primeiro Bike Park gratuito do Grande ABC. O percurso, de cerca de 800 metros, será situado nas dependências do recém inaugurado Parque Municipal Prof Luiz Carlos Grecco, oferecendo a todos os participantes um contato com a natureza do local por meio de um percurso de mão única, que exige diferentes níveis de habilidade, com trechos de ultrapassagens, aprimoramento técnico e trilhas estreitas.

Este projeto conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, e da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA), e toda a estrutura do circuito segue as orientações da International Mountain Bicycling Association para a criação de trilhas sustentáveis que não agridam o meio ambiente, mas que se integrem à região.

“Ribeirão Pires segue promovendo várias atividades voltadas ao ciclismo, esporte esse que está em ascensão por todo o Brasil”, comentou o secretário da Sejel, Claurício Bento. “Agora com o Bike Park, que em breve será entregue à população, vamos expandir o nosso leque de opções esportivas na cidade, que já oferece uma ciclofaixa, Circuito Itinerante de Mobilidade (CIMOB) – ligado ao programa de educação no trânsito, e não posso deixar de citar a Volta Internacional Ciclística do Grande ABC, que sediamos neste último final de semana com a presença de mais de 400 ciclistas”, declarou.

Bike Park também recebeu intervenções artísticas do projeto Arte Começa na Escola

Os muros que cercam o percurso do Bike Park foram tomados por várias pinturas em grafite na última semana. Realizado pelo projeto Arte Começa na Escola, um coletivo que efetiva ações socioculturais na região, o trabalho contou com a presença de cerca de 12 artistas que trouxeram cores aos muros de todo o trajeto.

O artista ribeirãopirense e integrante do projeto, Diogo Nogueira, foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, e decidiu direcionar o incentivo recebido à Estância. “O sentimento de sermos lembrados em plena pandemia foi ótimo. O investimento sendo bem aplicado seria uma boa para levarmos a cultura urbana para locais da nossa estância e fazer com que a arte de rua seja vista com bons olhos, e tenha maior investimento para novas ações”.

Circuito foi desenvolvido de forma que não agrida o meio ambiente, mas que se integre a região

Trabalho artístico foi realizado pelo projeto Arte Começa na Escola, e contou com a presença de 12 artistas

Percurso terá cerca de 800 metros de comprimento

Circuito terá vários trechos de ultrapassagem e também estreitos, exigindo diferentes níveis de habilidade dos ciclistas

Compartilhe

Comente

Leia também