Reunião com representantes das sete cidades aconteceu na Pinacoteca Municipal
Na última sexta-feira (4), Ribeirão Pires sediou o Encontro dos Memorialistas do Grande ABC. A reunião aconteceu na Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias” e as sete cidades da região foram representadas por historiadores como Ademir Médici, Pedro Cordeiro, Octavio Davi Filho e Dr. João Tomás do Amaral, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, entre outras personalidades.
Entre os temas abordados, o principal foi a relação entre cada cidade e Ribeirão Pires, com o desdobramento da região em sete municípios que hoje formam o Grande ABC. “Foi muito produtivo nosso encontro. Fizemos encaminhamentos importantes como uma possível publicação de um livro com artigos centenários que abordam Santo André da Borba do Campo”, explicou Dr. João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Para a secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco, foi uma honra receber os memorialistas. “Estamos de portas abertas para receber eventos que promovam nossa cidade e nossa região com intuito de valorizar cada vez mais a cultura e a não apagar nossa história”, comentou a secretária.
O Encontro dos Memoralistas do Grande ABC teve início em abril de 2024 e já aconteceram nas cidades de Santo André, São Bernardo e Mauá. A previsão que as próximas reuniões sejam realizadas nas cidades de Rio Grande da Serra e Diadema.
Encontro foi sediado em sala da Pinacoteca Municipal
Um dos temas foi sobre os limites geográficos das sete cidades