Estância reforça vacinação de Covid-19 e Dengue

Unidades de Saúde também orientam moradores; município reforça importância do esquema vacinal em dia na prevenção de doenças

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou ação para reforçar a importância da vacinação contra a Covid-19 e contra a Dengue. Todas as Unidades da Atenção Primária da cidade disponibilizam os imunizantes, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O objetivo da ação é conscientizar os moradores sobre a importância da vacina para a prevenção de doenças e ampliar a cobertura vacinal no município.

Nas unidades, profissionais da saúde disponibilizam informações sobre os imunizantes. Em outra frente de atuação, as equipes realizam busca ativa dos moradores, por meio dos agentes comunitários de saúde, e a vistoria da caderneta de vacinação de estudantes das redes pública e privada.

O secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, esclarece que manter a imunização em dia é fundamental para maior proteção contra as doenças. “A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para a proteção contra doenças. Significa cuidado para as famílias e prevenção a agravos de saúde. Isso tem tudo a ver com qualidade de vida”, destacou.

Confira o esquema vacinal da vacinação contra a Covid-19, conforme o Calendário Nacional de Imunização:

* Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – Duas doses (Se nunca vacinadas)
* Crianças até 4 anos com esquema de três doses – Uma dose
* Crianças imunocomprometidas 6 meses até 3 anos 11 meses e 29 dias – Três doses
* Grupo prioritário – atualização anual (exceto para gestantes, puérperas, pessoas imunocomprometidas e pessoas com 60 anos ou mais que devem receber dose a cada 6 meses)

A vacinação contra a dengue em Ribeirão Pires também segue nas unidades de saúde. A imunização está disponível para crianças de 10 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre ambas. Em casos de infecção recente pelo vírus, recomenda-se aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

Vacina está disponível em todas as 10 unidades da Atenção Primária – UBS e USFs – de segunda a sexta, das 8h às 17h

Compartilhe

Comente

Leia também