Estância reforça ações contra hanseníase no Janeiro Roxo

Prefeitura promove palestras e orientações durante todo o mês para ampliar divulgação dos serviços de tratamento e diagnóstico realizados gratuitamente

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires promove até o final desse mês a campanha “Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase”. No período, todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família da cidade, além do SAE – Serviço de Atenção Especializado, realizarão palestras e a distribuição de materiais informativos sobre a doença.

A ação tem como objetivo alertar os moradores sobre os sinais e sintomas da hanseníase; incentivar a procura pelos serviços de saúde; realizar a busca ativa para o diagnóstico precoce e prevenção das incapacidades; e fortalecer a divulgação do tratamento oferecido gratuitamente pela Prefeitura na rede municipal. Em atividades educativas, a campanha também estimula o enfrentamento aos estigmas e discriminação relacionados à doença.

A hanseníase é causada por uma bactéria que afeta os nervos, levando a pessoa à perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, além de formigamento e dormências. Ela é transmitida por meio de vias respiratórias – tosse e espirro. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo – pode variar entre 2 até mais de 10 anos. A doença, que tem cura, pode provocar o surgimento de machas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico e tratamento precoce.

O morador pode buscar orientação e atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou no SAE (Av. Francisco Monteiro, 205, Centro. Seg. a sex, das 8h às 17h). Nas unidades, a Prefeitura realiza exame para diagnóstico da doença. Em caso positivo, o paciente realiza o tratamento gratuitamente – tempo de duração entre 6 e 12 meses.

Em 2019, foram diagnosticados quatro casos da doença – pacientes seguem em tratamento na rede municipal.

Como identificar a hanseníase?

– Aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto e orelhas, nas costas e nas nádegas.

– Aparecimento de caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do 5º dedo.

– Dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

 

Compartilhe

Comente

Leia também