Com o menor número de ocorrências dos últimos quatro anos e estabilidade nos óbitos, município reforça ações de educação, fiscalização e segurança viária
Ribeirão Pires encerrou o primeiro semestre de 2025 com queda de 29% no número de sinistros de trânsito em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do sistema InfoSiga. Foram 98 ocorrências registradas nos primeiros seis meses do ano, o menor número dos últimos quatro anos. O município também manteve estabilidade no número de mortes: seis óbitos foram contabilizados, mantendo o índice sem aumento pelo terceiro ano consecutivo.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e firmeza para salvar vidas no trânsito. Intensificamos as ações de conscientização e reforçamos as medidas de segurança viária, atuando principalmente nos pontos mais críticos da cidade. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, mas vamos seguir avançando para garantir ainda mais proteção à nossa população”, destacou o prefeito Guto Volpi.
O mês de junho foi o destaque na redução de sinistros de trânsito em Ribeirão Pires. Em comparação com o mesmo período de 2024, a queda foi de 52%, foram 9 ocorrências registradas em 2025 contra 19 no ano anterior. Além disso, todos os meses do primeiro semestre de 2025 apresentaram redução no número de sinistros.
Neste ano, a Prefeitura reforçou as ações de educação para o trânsito com atividades em parceria com o Detran-SP, com ações voltadas aos motociclistas, pedestres e motoristas. Além disso, manteve o projeto municipal de educação nas escolas com o projeto brincando de trânsito e também o CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade Urbana.
Nas ações de manutenção, a Prefeitura manteve o reforço das sinalizações viárias na cidade, realizou a higienização das placas e também, com base em estudos técnicos e na análise de um mapa de calor, implantaram novos equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos considerados críticos na cidade, como a Kaethe Richers e Francisco Monteiro.
“São pontos que estudamos cuidadosamente para garantir a segurança dos moradores. Na Kaethe Richers, por exemplo, há pontos de ônibus e uma unidade do INSS, além de grande circulação de pedestres, especialmente idosos. Observamos uma incidência muito alta de veículos que não respeitam o sinal vermelho e colocam em risco a vida de terceiros, podendo causar sinistro a qualquer momento”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio.
Ribeirão Pires reduziu 29% os sinistros de trânsito no primeiro semestre de 2025