Alunos de universidade da Capital realizaram passeio em pontos da cidade e analisaram atual cenário turístico
A Estância Turística de Ribeirão Pires recebeu na última semana grupo de alunos do 3º semestre do curso de graduação em Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, em visita técnica à cidade.
A atividade contou com passeio a pé por pontos turísticos da cidade – Jardim Japonês, Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”, CIT – Centro de Informações Turísticas e Parque Municipal Pérola da Serra.
Além do percurso, os estudantes visitaram a sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município e promoveram entrevista técnica com o secretário da pasta.
“O objetivo da ação foi tirar os alunos da sala de aula e promover a vivência prática do turismo. Eles avaliaram o atual cenário da Estância, conheceram as ações já realizadas e planejadas pelo Poder Público, para identificar possíveis novas ações e elaborar propostas para o setor na cidade”, explicou a professora da instituição e mestra em Hospitalidade, Larissa Mario.
“Com a visita, os alunos tiveram contato com a realidade, conhecendo as dificuldades enfrentadas pelas instituições que trabalham com turismo. Pude ver o esforço para fortalecer o setor em Ribeirão Pires, para tornar a cidade um destino turístico. Existe um potencial muito grande. E a união entre iniciativa privada, sociedade civil e Poder Público pode tornar esse cenário possível”, concluiu.
Feira de Turismo – Em setembro, equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires participou da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, realizada no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
A ABAV Expo desempenha papel importante como agente transformador do setor turístico. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
A Estância participou do evento em estande do Governo do Estado de São Paulo, ao lado de outras regiões turísticas. Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento de Ribeirão Pires, a participação em eventos do setor é um momento de visibilidade da Estância.
“Apresentamos as potencialidades da nossa cidade a diversos empreendedores, investidores do setor, além de visitantes. Desde 2017, a atual gestão tem realizados ações para a consolidação da atividade turística local. Dentre elas estão o fortalecimento de seu calendário festivo e resgate das tradições, investimentos estruturais, a elaboração e entrega do Plano Diretor de Turismo e a retomada das atividades do Conselho Municipal”, explicou.
Visitações – No último fim de semana de setembro, a Estância recebeu a visita de grupos de turistas da cidade de Itanhaém e da Capital. Ao todo, cerca de 120 pessoas visitaram a Torre de Miroku e – recepcionados pela equipe do CIT – conheceram o Parque Municipal Pérola da Serra.
O CIT – Centro de Informações Turísticas do município, atende de terça à sexta-feira, das 9h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
O serviço está localizado na Rua Miguel Prisco, 288 – na entrada do Paço Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4828-9868.