Estância recebe certificação nacional de eliminação da transmissão vertical de HIV

Em dezembro, o município participa de ato de premiação que acontece em Brasília

A Prefeitura de Ribeirão Pires receberá o Selo Prata de eliminação da transmissão vertical de HIV. A confirmação de que a cidade foi contemplada com este que é um reconhecimento dos esforços em saúde pública foi feita pelo Ministério da saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A entrega da certificação será feita no dia 8 de dezembro, em Brasília. Em agosto deste ano, gestores da saúde de Ribeirão Pires receberam a Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde, que realizou avaliação de toda a rede pública de infectologia da cidade.

O Selo Prata tem validade de três anos e atesta a qualidade dos serviços de saúde ofertados pela Prefeitura. Durante a visita, os técnicos do Governo Federal analisaram a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento do bebê, bem como o processo de trabalho realizado para a eliminação da transmissão vertical do HIV.

“Hoje Ribeirão Pires conta com uma rede muito mais humanizada. Essa humanização e o acolhimento são pilares fundamentais para o cuidado às IST’s. Vamos continuar dando sequência, junto a nossa rede municipal de saúde, para que os indicadores que já são bons melhorem”, disse o secretário de Saúde do município, Audrei Rocha.

A rede de saúde municipal conta com o Serviço de Atenção Especializada (SAE), que disponibiliza à população serviços gratuitos de assistência e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, bem como testes rápidos para detecção de doenças. Além disso, a Atenção Básica, o Hospital e Maternidade São Lucas, CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) também estão inseridos no combate às IST ‘s em Ribeirão Pires.

Em agosto deste ano, os técnicos do Ministério da Saúde visitaram a rede municipal de saúde

Compartilhe

Comente

Leia também