Estância recebe 10 respiradores do Estado para Hospital de Campanha

Equipamentos serão utilizados para atendimento de pacientes internados por COVID-19 no Hospital de Campanha da cidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu na madrugada dessa terça-feira, 9, dez respiradores que serão destinados ao Hospital de Campanha da cidade. Com o reforço, a unidade de retaguarda para a rede municipal terá 17 leitos equipados com respiradores, para cuidados semi-intensivos. O Hospital de Campanha de Ribeirão Pires conta com 41 leitos, no total.

Ala da unidade de campanha está sendo estruturada para receber os novos aparelhos. “Esse é mais um importante apoio do governo estadual ao município para as ações de combate à pandemia. Nossas equipes seguem mobilizadas para a ampliação da capacidade de atendimento da rede municipal de Saúde. Agradeço às secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Regional do Estado por receber e atender as demandas de nossa cidade”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

A Prefeitura também reforçou a equipe médica e de enfermagem. “De forma permanente, estamos atualizando nossos protocolos e aprimorando, com apoio do Estado e da União, nossa capacidade hospitalar. Conscientizar sobre medidas de prevenção e garantir os cuidados em saúde são ações prioritárias nesse momento”, avaliou o secretário João Gabriel Vieira.

Além do atendimento médico e de enfermagem, os pacientes e seus familiares contam com acompanhamento psicológico durante todo o período de internação no Hospital de Campanha. Por conta das restrições de visitas, chamadas de vídeo são realizadas para manter o contato e vínculo familiar.

Fluxo de atendimento – Os pacientes com quadros respiratórios mais graves – suspeitos ou confirmados de COVID-19 – devem ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia. No local, a equipe médica realiza triagem e, se há necessidade de internação, o paciente é encaminhado ao hospital de campanha.

Antes de ir para a internação, o paciente faz tomografia no Hospital e Maternidade São Lucas. Ao chegar no hospital de campanha, equipe realiza coleta de exame para análise pelo Instituto Adolfo Lutz ou Faculdade de Medicina do ABC.

O hospital municipal de campanha conta com estrutura de atendimento semi-intensivo para emergências.

Ginásio Municipal Ozíris Grecco – Para receber o hospital municipal de campanha, foram realizadas reformas nos sanitários e na cobertura do Ginásio Municipal Ozíris Grecco, que também ganhou nova pintura, entre outros serviços de limpeza e manutenção. Empresas especializadas foram contratadas para a reforma do telhado, instalação de 30 exaustores que fazem a ventilação do hospital e de nova iluminação LED. A Prefeitura também contratou empresa para a montagem das alas da unidade de campanha, que inclui piso apropriado para a atividade hospitalar. O município adquiriu novos leitos e equipamentos para a unidade.

 

Compartilhe

Comente

Leia também