Estância promove conscientização sobre câncer de mama no Outubro Rosa

Profissionais da Prefeitura realizarão, durante todo o mês, atividades preventivas e de orientação aos moradores

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoverá programação especial no Outubro Rosa. Durante todo o mês, profissionais da Secretaria de Saúde realizarão atividades de conscientização gratuitas, entre mutirões de exames, palestras e orientações sobre os serviços disponíveis de forma permanente na rede municipal.

Para abrir o calendário de ações, nessa sexta-feira, dia 4 de outubro, às 9h, alunos e integrantes da ETEC Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, irão realizar “Caminhada contra o Câncer, pela Vida”. A atividade contará com o apoio do Fundo Social do município e da Secretaria de Saúde. A concentração será no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193) e os participantes percorrerão ruas centrais da cidade.

No Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da Prefeitura que abriga o Centro de Referência da Mulher, a Secretaria de Saúde realizará, aos sábados, mutirão de exames de mamografia. Nos dias 6 e 27 de outubro, a Prefeitura promoverá, no São Lucas, mutirão de transvaginal.

Nas Unidades da Atenção Básica, os profissionais irão reforçar as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Às sextas-feiras, as equipes poderão trajar peças de roupa cor-de-rosa, para chamar a atenção para a campanha. No dia 23 de outubro, das 8h às 17h, acontecerá o “Pink Day”, atividade que reunirá série de serviços aos moradores, entre os quais papanicolau, reforçando os atendimentos oferecidos durante todo o ano.

“A prevenção ao câncer de mama deve ser realizada de forma permanente, e não apenas uma vez ao ano. Nesse sentido, a campanha do Outubro Rosa reforça as orientações para os moradores sobre a rede de serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura, reforçando a importância de exames e consultas de rotina, cuidados com a saúde, bons hábitos de vida, entre outras questões”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Compartilhe

Comente

Leia também