Estância promove atividades educativas na Semana da Água

Alunos da rede municipal e suas famílias são estimulados a adotar hábitos para o consumo consciente e preservar o recurso natural

Estudantes das escolas municipais de Ribeirão Pires estão aprendendo, nesta semana, sobre a preservação de um dos recursos naturais mais importantes no planeta. Em celebração ao Dia Mundial da Água (22/03), as unidades prepararam atividades voltadas à conscientização dos alunos e de suas famílias utilizando propostas lúdicas que estimulam, ainda, habilidades das crianças.

No Ensino Infantil, parte das turmas trabalhou a temática a partir da fábula “O Camelo, o Burro e a Água”, de Sergio Merli. A história, que tem linguagem simples, aborda, com ilustrações, formas de consumo consciente. Algumas dicas são apresentadas: abrir e fechar a torneira para lavar a louça, utilizar o regador para molhar plantas, tomar banhos mais curtos, entre outros hábitos.

Os alunos, com o apoio de suas famílias, foram estimulados a desenhar, escrever, cantar e refletir sobre a importância do recurso natural para as pessoas e para a natureza. “Desde pequenas as crianças aprendem construindo saberes, através da interação com sua família, professores e amigos. Por isso temos que incentivar bons hábitos e boas práticas”, explicou Solange Bruni, psicopedagoga da equipe de Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação.

“Neste período de ensino remoto, em que as crianças estão em casa, se torna ainda mais relevante levarmos informação e conscientização sobre a preservação da natureza, dos recursos naturais, entre outras temáticas. Com muita criatividade, as equipes de nossas escolas estão preparando atividades que despertam a cidadania e contribuem para a formação dos alunos”, avaliou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Rosi Ribeiro de Marco.

Compartilhe

Comente

Leia também