Estância promove 13ª Primavera dos Museus e 3ª Semana de Educação Patrimonial

Programação gratuita conta com oficinas, exposição e atividades voltadas ao público geral e aos profissionais da rede municipal de ensino

A Estância Turística de Ribeirão Pires terá programação especial na 13ª Primavera dos Museus, junto com a celebração da 3ª Semana de Educação Patrimonial. De 23 a 27 de setembro, a cidade promoverá série de atividades gratuitas como forma de valorizar o patrimônio histórico, cultural e natural da Estância, bem como promover a preservação dos mesmos.

Para abrir a programação, no dia 23 de setembro, a Secretaria de Cultura de Ribeirão Pires realizará o lançamento do Inventário Municipal, Patrimônio Cultural e Natural da cidade. O evento acontecerá às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5 – Centro de Santo André). O documento foi elaborado em parceria institucional com estagiárias da Faculdade de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu. A atividade é direcionada a estudantes, gestores e profissionais da área de arquitetura e urbanismo.

No dia 24 de setembro, às 20h, será feita a transmissão do minidoc “O Museu Por Dentro do Museu – A saga de uma instituição”, com roteiro de Fernando Brito e Marcílio Duarte e direção de Pedro Ladeira. O objetivo é ampliar a visibilidade e fomentar as discussões sobre os museus, como forma de estimular a preservação e compartilhar memórias.

Nos dias 25, 26 e 27, das 18h às 21h, Reynaldo Bessa promoverá oficina de “Escrita Criativa – Como escrever seu livro”. A atividade, que acontecerá no CEH – Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli, tem como objetivo aprofundar conhecimentos relacionados à estrutura do texto, narrativa, entre outros aspectos. Também será abordada a escrita voltada a blogs e mídias sociais.

Nos dias 26 e 27 de setembro, das 13h às 17h30, a cartunista e artista visual, Magô Pool realizará a atividade “Revelando o Patrimônio Histórico em Quadrinhos”, com 30 vagas destinadas ao público em geral.

Os interessados em participar das oficinas gratuitas de “Escrita Criativa” e “Revelando o Patrimônio Histórico em Quadrinhos” deverão se inscrever até o dia 20 de setembro, no site do Centro de Exposições e História da cidade. Vagas limitadas.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museu, que tem como objetivo de promover, divulgar e valorizar museus brasileiros e intensificar a relação com a sociedade.

A Semana de Educação Patrimonial, criada em 2017, busca atender os objetivos do Plano de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Ribeirão Pires. Por meio de programação educativa, a Semana propõe encontros com profissionais da área, visando a valorização, a conscientização dos bens culturais e a importância da preservação do patrimônio para o desenvolvimento urbano sustentável de Ribeirão Pires.

A Primavera dos Museus e a Semana de Educação Patrimonial são promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo, Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Centro Técnico de Patrimônio da cidade, e organização POIESIS e CONDEP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4525-9049 ou diretamente no site www.ceh-rp.site (onde podem ser efetuadas as inscrições).

Compartilhe

Comente

Leia também