Estância institui o Dia da Conscientização da Afasia

Prefeito Guto sancionou lei para realização de ações educativas e informativas

Publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, dia 5, a Lei N°6.828 institui no calendário oficial de eventos de Ribeirão Pires, o Dia da Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Afasia, que será celebrado anualmente no dia 30 de junho.

A proposta estabelece uma abordagem educativa e informativa sobre o tema, bem como a realização de reuniões, debates, palestras e atividades com os pacientes diagnosticados com Afasia.

“Nossa gestão é pautada na inclusão e queremos levar informação sobre esse distúrbio que é pouco comunicado e tem crescido no Brasil. Com informação podemos diagnosticar precocemente e realizar os tratamentos para evitar o avanço da Afasia”, explicou o secretário de Saúde, Audrei Rocha.

Afasia – é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação e a causa mais comum é para atingir este quadro pode ser um acidentes vascular cerebral (AVC), mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismo crânio encefálicos e entre outros. O distúrbio pode ser tratado com programas de reabilitação de linguagem e principalmente fonoterapia. A recomendação para evitar o quadro é controlar fatores de riscos comuns como pressão arterial, diabetes, colesterol, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

O último levantamento realizado em 2022 pelo Ministério da Saúde apontou que 42% da pessoas que apresentaram afasia eram pessoas idosas.

Afasia é um disturbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da população

Compartilhe

Comente

Leia também