Estância inicia uma série de palestras sobre prevenção ao câncer de próstata

USF do Jardim Caçula foi a primeira a realizar a intervenção. Amanhã (19), palestra acontece no Jardim Guanabara

“Informar para prevenir e quebrar tabus”. É assim que Ribeirão Pires iniciou nesta quinta-feira, dia 18, uma série de palestras sobre a prevenção ao câncer de próstata, por meio da Atenção Primária, na Unidade de Saúde da Família do Jardim Caçula. Amanhã, dia 19, às 8h30, será a vez da Unidade do Jardim Guanabara a receber a intervenção. As ações fazem parte da programação do “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção da doença.

Ministrada pelo clínico Alessandro Ossuna, que é especialista em saúde da família, a palestra abordou os riscos, sinais e sintomas da doença. O médico ainda fez um alerta aos presentes. “A estimativa é que um a cada seis homens terão o câncer de próstata, que normalmente é mais comum na faixa-etária dos 65 anos de idade”, comentou, antes de completar: “Por isso, é importante que os homens mantenham hábitos saudáveis, evite álcool e drogas e cuide principalmente de sua higiene íntima”, salientou.

O câncer de próstata é uma doença que possui características particulares como a vontade frequente de urinar, dor na região lombar, dormencia nas pernas ou nos pés e que possui maior incidência em homens negros, com algum tipo de obesidade e com histórico familiar.

E é justamente sobre a importância do apoio familiar, que o dirigente da Unidade de Saúde, Juliano Leschics, destacou que deve ser oferecido à pessoa com o diagnóstico confirmado da doença. “É fundamental que a família e os amigos deem o apoio necessário para a pessoa que foi diagnosticada com o câncer. Ofereça carinho, incentivo e lute junto como se fosse seu. Assim, o apoio psicológico será maior e ajudará na recuperação do paciente. A luta deve ser de todos contra o câncer”, destacou.

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires orienta e recomenda que os homens a partir dos 40 anos de idade realizem o check-up para identificação do Câncer de próstata. Os exames estão sendo agendados pelo telefone 0800-779-0000.

Clínico Alessandro Ossuna (foto) abordou temas para prevenção ao câncer de próstata

População em grande número acompanhou a palestra

Lembranças foram entregues aos munícipes

Compartilhe

Comente

Leia também