Nesta quinta-feira, dia 1, o mutirão acontece na Praça Central; Unidades de Saúde também intensificam ofertas do dia 1 a 7 de dezembro
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires inicia a partir desta quinta-feira, 1 de dezembro, o mutirão para diagnósticos de HIV/AIDS, hepatites virais e sífilis. A primeira ação acontecerá na Praça da Bíblia a partir das 11h. A campanha vai até o dia 7 de dezembro e intensifica a oferta de testagem para a população nas Unidades Básicas de Saúde e também no SAE (Serviço de Atenção Especializada).
Denominada como “Fique Sabendo”, o objetivo é alcançar principalmente o público mais jovem, como detalha Nanci Garrido, coordenadora do SAE. “Muitas vezes há um certo receio de ir até uma unidade de Saúde realizar a testagem, então vamos promover esse mutirão, para alcançar principalmente o jovem que já possui uma vida sexual ativa”, comentou.
Os testes para diagnósticos de IST são indicados pelo menos uma vez ao ano. Os testes são sigilosos e as pessoas necessitam apenas do documento de identificação com foto e número do CPF e ser maior de 12 anos.
O SAE está localizado na Av. Francisco Monteiro, 205. A pessoa também pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Dia Mundial de combate a AIDS – Amanhã, dia 1 de dezembro, é lembrado o dia Mundial de Combate a AIDS. A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e é celebrada no Brasil desde 1988. Ações, como o Mutirão de testagem, são realizadas para conscientização da população acerca da doença.
Campanha “Fique Sabendo” intensifica a prevenção e testagem contra o HIV e outras IST. Testes poderão ser realizados tanto no SAE quanto nas Unidades de Saúde