Estância incentiva homens a fazerem check-up para prevenção do câncer de próstata

Exames devem ser agendados diretamente por telefone e realizados no AME de Mauá

A secretaria de saúde de Ribeirão Pires está incentivando homens a partir dos 50 anos a realizarem o Check-up médico para identificação do câncer de próstata. Os exames devem ser agendados pelo paciente através do telefone: 0800-779-0000. Os munícipes de Ribeirão Pires serão encaminhados ao AME de Mauá.

O incentivo faz parte do programa “Filho que ama leva o pai ao AME”, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que estimula os filhos a levarem seus pais para a realização dos exames especializados.

Para a coordenadora da atenção básica de Ribeirão Pires, Rosana Mattiazzo, esse é o momento do homem reforçar o cuidado com sua saúde. “Sabemos que com a pandemia muitos homens deixaram de realizar os exames de rotina, inclusive em Ribeirão Pires é um público que não vai muito às Unidades de Saúde. Por isso, especialmente neste mês, temos essa parceria com os AMES acelerar o processo de atendimento e tratar o mais rápido possível os diagnósticos confirmados de câncer de próstata”, constatou.

O atendimento no AME será dividido em pelo menos dois sábados. No primeiro, a partir das 7 horas, o paciente passa pelo atendimento de triagem realizado pela enfermagem e glicemia capilar, com a realização de exames laboratoriais de sangue: Colesterol total, HDL, LDL, triglicérides, creatinina, hemoglobina glicada, TGP, TSH, PSA e eletrocardiograma.

No sábado seguinte é agendado o retorno para consultas, a partir das 7 horas, com cardiologista e urologista para avaliação dos exames. Em caso de anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, com acompanhamento e tratamento.

Saúde de Ribeirão Pires (foto) indica realização de exames no AME de Mauá

Compartilhe

Comente

Leia também