Estância inaugura ala pediátrica na UPA Santa Luzia

Espaço conta com leitos de enfermaria e emergência, além de oferecer atendimento social às crianças que necessitarem

Na manhã desta sexta-feira, dia 09, Ribeirão Pires inaugurou uma ala exclusiva para atendimento pediátrico dentro da UPA Santa Luzia. O evento contou com a presença do prefeito Clovis Volpi, acompanhado da 1ª dama Lígia Volpi, do secretário de Saúde Audrei Rocha e do presidente da Câmara dos vereadores, Guto Volpi.

Chamada de “UPA infantil”, o espaço conta com nove leitos, sendo seis de enfermaria e três de emergência. Caso haja necessidade, o espaço pode ser ampliado para até 12 leitos no total. Além disso, há também um consultório médico, uma sala de triagem, sala de medicação, posto de enfermaria, banheiros e depósito para material de limpeza.

A possibilidade de contaminação pelo Covid-19 das crianças dentro da UPA, foi a principal preocupação apontada pelo prefeito Clovis Volpi para a necessidade de separar o atendimento das crianças e dos adultos.

“Algumas emergências fazem com que encontremos soluções. O que mais nos preocupou eram as crianças. Decidimos, então, em conjunto com o secretário de saúde, Audrei Rocha, e sua equipe técnica, criar a UPA infantil”, disse Volpi.

Ainda segundo ele, o custeio da nova ala será da administração municipal. “O conceito de UPA infantil oficialmente não existe dentro da estrutura de uma Unidade. Ela não é patrocinada pelo Governo Federal nem Estadual, nós é que estamos custeando com recursos próprios toda essa estrutura”, explicou, antes de completar. “Cada vez que se faz uma ação em que melhora a qualidade de vida do cidadão, nos sentimos realizados. É assim que se faz um governo que gosta de gente”, finalizou.

A médica pediatra da UPA, Dra, Carol Vargas, aprovou o novo espaço dedicado às crianças. “É um ambiente que tranquiliza os pais e oferece um melhor atendimento para as crianças. Sabemos que os vírus e bactérias não são iguais, então, para nós (profissionais) também é importante oferecer esse atendimento rápido e prioritário”, observou.

Além do atendimento médico, a UPA infantil oferecerá assistência social às crianças que necessitem de amparo, atendendo, por exemplo, casos de violência ou abuso sexual.

Prefeito Clovis Volpi, ao lado da 1ª dama Lígia Volpi, retiram faixa de inauguração

Saguão da UPA infantil

Sala de medicação da UPA Infantil

Posto de Enfermagem

Leitos de enfermaria

Compartilhe

Comente

Leia também