Estância ganhará Centro de Educação Ambiental Bertha Lutz

Espaço de formação estará sediado no casarão histórico do Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco, que será reinaugurado nesta quarta-feira (18) pela Prefeitura

A Estância Turística de Ribeirão Pires avança nas ações de proteção e preservação ambiental. Nesta quarta-feira, dia 18, às 14h, a Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura – SEJEL entregará às secretarias de Educação e de Meio Ambiente a chave do casarão do Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco (antigo Pérola da Serra). O imóvel histórico abrigará o Centro de Educação Ambiental Bertha Lutz. O evento marcará a reinauguração do Parque pela Prefeitura – Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Jardim Pastoril.

O Centro de Educação Ambiental Bertha Lutz será novo instrumento do município para a consolidação da educação científica, em especial ambiental. No local serão oferecidos cursos e atividades de formação, formal e informal, às diferentes esperas da população – profissionais da Educação, estudantes e moradores. O objetivo é democratizar o conhecimento e popularizar o estudo e as práticas científicas, promovendo a conscientização da população para um modo de vida sustentável e a formação de estudantes cientificamente críticos e letrados.

Projeto pedagógico foi construído em parceria entre Educação e Meio Ambiente e programação de cursos e atividades ambientais em breve será disponibilizada ao público.

Bertha Lutz foi uma cientista brasileira, filha de Adolfo Lutz, pioneiro da medicina tropical. Referência na luta pelo direito das mulheres, se formou em ciências naturais pela Universidade de Paris em 1918, com especialização em anfíbios. Retornou ao Brasil e em 1919 foi aprovada em concurso e nomeada secretária e pesquisadora do Museu Nacional do Brasil. Foi a segunda mulher brasileira a ingressar no serviço público do país. Mais tarde, foi promovida chefe do departamento de Botânica do Museu, posição que ocupou até se aposentar, em 1964.

Sobre o Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco – Um dos patrimônios naturais, culturais e históricos do município. Conta com pequeno parque para crianças, já revitalizado, a famosa Gruta com imagem da Nossa Senhora Aparecida, além de abrigar algumas obras do Museu Aberto de Arte Contemporânea – MAAC, como o “Tucano”, e as peças de inox “Sagitário”, “Touro” e “Torre de Metal”. Em breve, o parque também irá promover, em parceria entre SEJEL e Secretaria de Meio Ambiente, o projeto Compostagem – Transformando lixo em fonte de vida.

Anteriormente chamado Parque Pérola da Serra, o local ganhou novo nome em homenagear ao professor e ex-prefeito de Ribeirão Pires, Luiz Carlos Grecco (Lei Municipal N° 023/2021).

História do Parque Municipal – Nos anos 40, a região onde hoje está situado o Parque Municipal pertencia ao casal José Gomes Fernandes e Alice Salgueiro, donos do patrimônio financeiro do Banco Mundo Novo. O casal utilizava o espaço como residência de veraneio. Na segunda gestão do prefeito Valdírio Prisco, entre 1983 e 1988, a área de 36 mil m² passou a ser usada como utilidade pública. O parque foi oficialmente inaugurado em 1987. Atualmente, sedia também a Escola Municipal de Dança e a Pinacoteca da cidade.

Professor Luiz Carlos Grecco – Formado em biologia e pedagogia, foi candidato a prefeito de Ribeirão Pires em 1976 e 1988, vencendo em ambas as ocasiões. Luiz Grecco teve Clóvis Volpi, atual prefeito da Estância, como secretário durante este período. No ano de 1992, foi assessor especial no gabinete da Prefeitura de São Paulo e diretor do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Em Ribeirão Pires, era proprietário do Colégio São José.

Compartilhe

Comente

Leia também