Tendo como objetivo a obtenção do Selo Paulista de Longevidade Pleno, através do Programa São Paulo Amigo do Idoso, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, elegeu, na tarde desta terça-feira (15), em plenária, a composição do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Apoio à Pessoa Idosa (Lei Municipal nº 4713 de 26 de setembro de 2003).
O referido Conselho é composto por quatro representantes do Governo Municipal – Adilson Miguel e Ivan Alves Cordeiro (Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social), Valter Antonio da Silva (Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer) e Clecio Julio Teixeira Braga (Secretaria de Educação e Cultura); e três representantes indicados pela sociedade civil – Dr. Eric Marques Regadas (presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB de Ribeirão Pires), Tereza Rodrigues dos Santos Arruda (Carinhoso – Grupo de Lazer da Melhor Idade) e Antonio da Silva (Centro de Convivência João Bettega).
O Programa São Paulo Amigo do Idoso, criado em 2012 e reformulado em 2021, desenvolve ações intersecretariais baseadas no conceito de envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde, distribuídas em quatro eixos: proteção, educação, saúde e participação. A partir da sua concepção, o Programa também impulsionou a criação e o fortalecimento do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), com mais de 580 conselhos e 295 fundos.
Conselho Gestor do Fundo Municipal de Apoio à Pessoa Idosa é formado por membros do Poder público e sociedade civil organizada
Plenária foi realizada nesta terça-feira no auditório da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social