Município foi premiado por atingir cura de 85% de novos casos da doença
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do Serviço de Atenção Especializada (SAE), recebeu nesta quarta-feira, dia 21, o prêmio concedido pelo Programa Estadual de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por atingir a cura de 85% dos novos casos de tuberculose, na categoria de Municípios com até 20 casos no ano.
Outro critério de avaliação em que a Estância Turística recebeu o reconhecimento foi por realizar exame de HIV em mais de 90% nos casos de tuberculose. A Coordenadora do Serviço, Nanci Garrido, compartilhou a conquista à toda equipe do SAE. “É com muita satisfação que nossa equipe recebe o reconhecimento pelo trabalho na assistência e prevenção da doença no Município, contribuindo para a diminuição dos casos, com êxito nas curas e combatendo a falta de informação e preconceito”, destacou Nanci.
Busca Ativa – Ribeirão Pires realizou entre os dias 15 a 29 de março a busca ativa para casos de tuberculose. Além da intensificação realizada neste período, a Secretaria Municipal de Saúde tem informado através dos canais oficiais informações acerca da doença. Outro ponto que colaborou para tal reconhecimento é que o SAE disponibiliza a realização de exames para diagnósticos da doença durante todo o ano. Caso a pessoa apresente sintomas como tosse por mais de três semanas, febre no final da tarde, suor noturno e emagrecimento sem motivo aparente, deve procurar o SAE (Av. Francisco Monteiro, 205) ou uma Unidade Básica de Saúde ou da Família, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
Equipe do Serviço de Atenção Especializada exibe certificado de reconhecimento concedido pela Secretaria de Saúde do Estado