Estância divulga fotos vencedoras de concurso do projeto “Biodiversidade do Seu Bairro”

Como parte da campanha “Junho Verde”, alunos da rede municipal de ensino participaram de ação para valorizar a fauna e flora local

A Prefeitura de Ribeirão Pires divulgou ontem (30), o resultado do concurso fotográfico do projeto “Biodiversidade do Seu Bairro”, promovido em parceria pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente do município. Parte da campanha “Junho Verde” (celebração ao Dia do Meio Ambiente – 5/06), a ação estimula, localmente, a valorização e a conscientização sobre preservação ambiental entre alunos da rede municipal de ensino e seus familiares.

Quase 330 estudantes, do Ensino Infantil ao Fundamental II, enviaram fotografias para o projeto. A proposta foi a seguinte: cada aluno, com o apoio de sua família, deveria fazer o registro fotográfico, de celular, inclusive, de imagens da fauna e/ou flora da região em que reside. Foram exceções animais domésticos ou em cativeiro, plantas em vasos ou floreiras e fotos com presença de pessoas.

Como resultado da proposta, foram enviadas imagens de flores, árvores e animais silvestres encontrados nas matas da Estância Turística de Ribeirão Pires. “Ficamos felizes com a participação de nossas crianças, com o apoio de suas famílias, nesta ação, que valoriza as riquezas naturais da cidade. Uma forma criativa e moderna, nesse período de ensino remoto, de incentivar a preservação do meio ambiente”, avaliou a secretária de Educação do município, Rosi Ribeiro de Marco.

“Parcerias entre o Meio Ambiente e Educação complementam os projetos que temos voltados para a gestão ambiental na cidade. Estamos em uma Estância Turística cheia de vegetação, animais e árvores nativas. Com atividades como esta, estamos estimulando nossas crianças a valorizem o bioma ribeirão-pirense que encanta quem nos visita”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo.

As fotos enviadas foram avaliadas por profissionais da área biológica e da fotografia: Ronaldo Morais, biólogo e diretor do Bioparque Macuco; Paula Ramos, fotógrafa educacional e cineasta; e Juliana Leroy, aquarista, bióloga, mestre em ciências florestais e doutoranda em sistemática e evolução.

A Prefeitura de Ribeirão Pires publicou na página oficial do Facebook, ao longo do mês de junho, as fotos enviadas por todos os participantes. Nesta quarta-feira, dia 30, as imagens selecionadas serão publicadas nos canais oficiais. As crianças e famílias autoras das fotografias selecionadas no concurso participarão de atividade, programada ainda para esta semana, em agradecimento pela contribuição.

Foram selecionadas as imagens dos alunos: Luana Teles Rosa Moreno, 3° ano D, E.M. Eng. Carlos Rohm II; Yasmin Almeida Olivarte, 8° ano C, E.M. Eng. Carlos Rohm I; Bernardo Santos Silva, Berçário I, E.M. Pastor Antonio Silva; e Ana Júlia dos Santos Freitas, Jardim I B, E.M. Monteiro Lobato.

Foto de Ana Júlia dos Santos Freitas – EM MONTEIRO LOBATO – Jardim I

Foto de Bernardo Santos Silva – EM PASTOR ANTONIO SILVA – Berçário II

Foto de Yasmin Almeida Olivarte – EM ENG CARLOS ROHM I – 8° ano

Foto do aluno Arthur Rosa Moreno, 3° ano, E.M. Eng. Carlos Rohm II

Compartilhe

Comente

Leia também