Estância disponibiliza testes de Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde

Testes serão agendados; medida tem por objetivo descentralizar a procura por atendimento na UPA Santa Luzia

Ribeirão Pires passa a disponibilizar, a partir desta quinta-feira, dia 2, testes rápidos para a detecção da Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde e da Família. O anúncio foi feito na manhã de hoje pelo Prefeito Clovis Volpi, ao lado do Secretário de Saúde Audrei Rocha e dos diretores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, Célia Regina e Manoel Justino.

A medida tem por objetivo diminuir e descentralizar o fluxo de atendimento na UPA, que nos últimos dias tem registrado uma média de 600 consultas, a maioria da população buscando por testes de Covid. Por conta disso, o prefeito Clovis Volpi pediu calma à população. “Não venha acompanhado à UPA, estamos tendo uma pequena demora no atendimento devido ao grande número de pessoas. É necessário controlar a ansiedade em vir à Unidade devido ao aumento de casos de Covid”, salientou o prefeito.

Já o médico e diretor clínico, Manoel Justino, reforçou que casos de síndrome gripal são comuns nesta época do ano. “Devido ao frio, nesta época do ano a incidência de síndrome gripal é maior, mas não necessariamente a pessoa está com covid. O que temos notado é que há uma explosão no atendimento. É necessário que o organismo dê o seu início para combater a gripe, ou resfriado, que é o processo normal”, explicou o médico.

Nas Unidades de Saúde, os testes serão disponibilizados mediante agendamento.

USF Santa Luzia (Foto) será uma das que disponibilizam o teste mediante a agendamento prévio

Compartilhe

Comente

Leia também