Estância chama a atenção para o combate a sífilis congênita

Doença é transmitida através da relação sexual sem preservativo e atinge homens e mulheres

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que atinge homens e mulheres, por isso, a saúde de Ribeirão Pires, através do Serviço de Atenção Especializada (SAE), tem reforçado a conscientização para a realização de exames para detecção do vírus. Durante este mês, também é realizada a campanha “outubro verde”, que tem como foco trazer para discussão a situação da sífilis congênita, com objetivo de ressaltar a importância do diagnóstico.

Causada pela bactéria Treponema, a infecção tem a capacidade de ser transmitida da mãe para o filho, diante disso, é importante que no período de gestação, a mulher realize os exames durante o pré-natal, no primeiro, segundo e terceiro trimestre, e também na hora do parto.

Em caso positivo para a infecção, a mãe e também seu parceiro farão o tratamento adequado e serão curados. Se transmitida para a criança, a sífilis congênita pode causar consequências graves, como explica Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires. “O bebê pode nascer prematuro ou morto, ter cegueira, problemas neurológicos ou motores”, alerta. Por esse motivo, Nanci reforça que as gestantes fiquem atentas e realizem todos os exames. “Mulheres, façam seus exames, seja na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou aqui no SAE (Serviço de Atenção Especializada), e se previnam contra a sífilis”, incentiva.

Sintomas: Feridas indolores podem ocorrer no pênis, ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses ou anos, nos estágios secundários ou terciários, que são mais graves.

Tratamento: A sífilis tem cura e seu tratamento é feito através de injeções de penicilina, orientadas pelo médico de acordo com a fase da doença.

Realização de exames: Os exames para detecção da sífilis congênita em Ribeirão Pires podem ser realizados no SAE (Av. Francisco Monteiro, 205, Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, telefone: 4828-4441 ou 0800-773-1661 e também nas Unidades Básicas de Saúde e da Família.

Exame para detecção da sífilis também pode ser realizado no SAE (foto) de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também