Estância busca reforçar atendimento à população em situação de rua

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Isso desencadeou movimentos de mobilização em prol da população em situação de rua e, posteriormente, a Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009.

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (SAPIS), possui convênio com a Associação Casa da Acolhida da Grande São Paulo – conhecida como Casa da Acolhida – para abordagem e acolhimento das pessoas em situação de rua. Atualmente a população de rua da cidade gira em torno de 55 pessoas.

A entidade de passagem promove rondas pelo município, inclusive com apoio da Guarda Civil Municipal, com veículo devidamente identificado, especialmente nos pontos onde os moradores em situação de rua costumam a ficar. A pessoa em situação de rua não é obrigada a ir à Casa da Acolhida. O atendimento é feito apenas com o consentimento do morador. O espaço da Casa é estruturado, de forma separada, para o atendimento de homens e mulheres, prezando pela segurança e bem-estar dos moradores.

O local tem capacidade para o acolhimento de até 40 pessoas/dia, disponibiliza – além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. O trabalho é feito por equipe treinada, que conta com assistentes sociais e psicólogo.

Além disso, por conta das baixas temperaturas, a oferta de vagas de abrigo para moradores em situação de rua foi ampliada, em julho, com a criação do Centro Provisório de Acolhimento – CPA, localizado à Rua João Duarte, 306 – Centro. O espaço funcionará até o final de setembro, das 19h às 7h.

Mantido através de parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo, conhecida como Casa de Acolhida, o CPA disponibiliza mais 15 vagas, sendo 10 para homens e 5 para mulheres. O espaço conta com 4 baias de canil com capacidade para até 10 cachorros e, também, vagas cobertas para carrinhos de reciclagem.

Caso identifique algum morador em situação de rua precisando de atendimento, basta entrar em contato pelo telefone (11) 4829-3090 e orientar a abordagem com as seguintes informações: endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado); citar pontos de referência; características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser acolhida.

Campanha – Desde o final de julho, a Sapis promove a campanha Esvazie Seus Cabides cujo objetivo é arrecadar roupas e acessórios (como luvas, gorros etc) para os moradores em situação de rua. Coordenada pela Sapis, a campanha conta com caixas para arrecadação dos itens em todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Confira os endereços:

CRAS Ouro Fino – Estrada Eduardo Valeriano Nardeli, 367 – Ouro Fino Paulista
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS Jardim Caçula – Endereço: Rua Fagundes Varela, 7 – Jardim Caçula
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS Centro – Rua Batista Lion, 108 – Centro
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
CRAS Quarta Divisão – Estrada do Sapopemba, 5.055 – IV Divisão (Dentro do Espaço CEU)
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Compartilhe

Comente

Leia também