Estagiários de pedagogia da rede municipal participam de mais uma rodada de formação

A atividade teve como foco principal a importância da observação e do registro no processo pedagógico

Cerca de 70 estagiários de pedagogia que atuam como auxiliares dos estudantes com necessidades educacionais especiais matriculados nas escolas municipais de Ribeirão Pires participaram, na última segunda-feira, dia 12, de mais uma rodada de formação. A ação, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Ceforpe).

A atividade teve como foco principal a importância da observação e do registro do aluno no processo pedagógico. Na formação, ministrada por dois Professores de Apoio à Inclusão (PAI), e supervisionada pelo Núcleo de Educação Especializada da Secretaria de Educação, foi desenvolvida dinâmica em que os estagiários elaboraram Registro de Observação, simulando uma situação dentro da sala de aula.

“Com as informações que o estagiário adquire ao observar o aluno, é possível selecionar os materiais certos, planejar atividades adequadas e fazer perguntas que orientem as crianças para aprenderem da melhor forma”, explicou o Professor de Apoio à Inclusão (PAI), Wellington de Lima Silva.

A ação faz parte do Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires, que conta com calendário permanente de capacitações e oficinas para profissionais da rede municipal de ensino.

“A gestão também é responsável por promover o crescimento profissional de todos os que atuam na rede. Isso é muito importante, pois a capacitação representa um papel estratégico na qualidade da educação”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.

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