Estação Capuava, na Linha 10-Turquesa da CPTM, será reaberta em 15/04

Reforma da estação prossegue; serviço Paese será desativado no dia anterior

A Estação Capuava, na Linha 10-Turquesa, será reaberta aos passageiros na próxima sexta-feira, 15 de abril, após ficar fechada por três meses para obras de modernização e acessibilidade. A reforma da estação prossegue, mas os trens voltarão a realizar paradas nessa estação, localizado no município de Mauá.

O serviço Paese, que funcionou durante todo o período em que a estação esteve fechada, será desativado ao final da operação de quinta-feira (14/04).

Quando a estação for reaberta, às 4h da manhã, os passageiros poderão observar o novo piso nas plataformas, com alertas de sinalização, além de um novo sistema de iluminação e CFTV, sonorização e comunicação visual.

“Também finalizamos uma nova rede de coleta de águas pluviais proveniente das plataformas e executamos a fundação para nova cobertura das plataformas, além da instalação de toda a estrutura metálica das coberturas das plataformas 1 e 2 e uma nova rede de combate a incêndio”, explica Pedro Moro, Presidente da CPTM.

O Diretor de Engenharia e Obras, Marcelo Machado, destaca ainda a execução de infraestrutura de sistemas nas plataformas e a reconstrução de duas escadas de acesso à passarela e a colocação de um novo piso em 50% da passarela. “Mas, mesmo com esses avanços, as obras continuam até o final do segundo semestre deste ano, quando a estação será entregue totalmente reformada e acessível”, complementa.

As obras de melhoria da Estação Capuava ainda preveem: tratamento das estruturas metálicas das plataformas e de concreto; novo prédio de apoio com vestiários, sanitários, copa e depósitos de materiais; novo sanitário público; cabine de entrada de energia, grupo gerador e transformador; instalações elétricas de sistemas de baixa e média tensão; construção de rede coletora de águas pluviais e esgoto; adaptação das áreas internas administrativas; instalação de 2 elevadores (lado sul outro lado norte); execução de rota tátil direcional; novos bloqueios acessíveis; nova comunicação visual; e adequação do entorno às normas de acessibilidade.

Seguindo o planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) que prevê o fechamento das bilheterias físicas de todas as estações de trens e metrô, a Estação Capuava será reaberta com totens de autoatendimento para a compra dos bilhetes.

Compartilhe

Comente

Leia também