Especialista da Estância fala sobre a conscientização e prevenção ao Câncer de Colo de Útero

“Março Lilás” é dedicado à prevenção e cuidados relacionados à saúde da mulher

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além da comemoração, no dia 8, do “dia da mulher”, há também a campanha de prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

De acordo com a ginecologista da rede pública de saúde de Ribeirão Pires, Rosangela Ribeiro Baptista, a vacina contra o HPV é uma das principais formas mais eficazes contra este tipo de câncer. “A função da vacina é na prevenção do câncer do colo uterino, verrugas genitais tanto no homem quanto na mulher e também previne câncer de ânus e de pênis. Por isso realizá-la é muito importante, ainda em idade precoce, onde os resultados de resposta imunológica são muito bons. Entretanto, essa vacina pode ser realizada em mulheres e homens até 45 anos”, explicou.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que em 2021, 270 mulheres morreram em decorrência de câncer de colo de útero, o que corresponde a uma média de 23 mulheres por mês. Ainda segundo o Instituto, no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos.

Já em Ribeirão Pires, entre 2019 e 2021, foram diagnosticados nove casos, conforme levantamento da Secretaria de Saúde Municipal. Um em 2019, cinco em 2020 e três em 2021.

Para Rosângela, o exame preventivo também é fundamental, e deve ser realizado no início da vida sexual. “As mulheres devem ter acesso ao exame preventivo, que é o papanicolau, que é recomendado ser realizado periodicamente após o início da vida sexual. Através dele, é capaz que sejam identificadas qualquer alteração precocemente, o que torna grande as chances de cura”, finaliza a ginecologista.

A ginecologista Rosângela Ribeiro (foto) indica a vacina do HPV e exames do papanicolau como formas eficazes para prevenção do câncer de colo de útero

Compartilhe

Comente

Leia também