A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires dá sequência ao cronograma de reformas e revitalizações em escolas da rede municipal. As intervenções, entre as quais pinturas, limpeza, troca de telhado e reparos estruturais, são realizadas pelos profissionais da equipe de manutenção da Secretaria de Educação. A ação já beneficiou centenas de estudantes da rede, que atende quase nove mil crianças, desde o Infantil até o Fundamental II.
“Nosso compromisso com a boa educação dos alunos da rede municipal integra um conjunto de ações que promovem o desenvolvimento das crianças, assim como seu bem-estar. Estamos efetuando melhorias estruturais e fortalecendo o trabalho realizado com muito carinho pelos professores de nossas escolas”, avaliou o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Com recursos repassados pelo Governo Federal, a Prefeitura promoveu intervenções nas escolas municipais Amauri do Nascimento, no bairro Santana; Tia Mariinha, na Vila Nova Suissa; e Francisca Ferreira Santiago, na Vila Rica.
Na Amauri, foram feitas obras de instalação de novas janelas, tornando as salas mais arejadas; instalado novo gradil e cobertura no pátio; e colocado novo revestimento em muro de arrimo, em escada de acesso usada pelas crianças. Na Tia Mariinha e na Francisca Ferreira Santiago, a Prefeitura efetuou a troca de forro e outras melhorias para solucionar problemas antigos, como infiltração, por exemplo.
Utilizando recursos municipais, a Secretaria de Educação promoveu intervenções na Escola Municipal Prof. Valberto Fusari (no Jd. Itacolomy) – troca de telhado com a instalação de nova telha termoacústica na área de lazer interna da unidade. Na E.M. Herbert José de Souza, localizada no Jardim Caçula, a manutenção teve início com a troca do telhado, sanando problemas de infiltração, e terá sequência com pintura nas áreas interna e externa, bem como jardinagem.
As escolas Kátia Regina Carvalho Ribeiro e Manoel Baptista de Oliveira, situadas Jd. Caçula e Jd. Esperança, receberam, além de pequenos reparos, adequações para garantir acessibilidade aos alunos e à comunidade escolar, com instalação de rampas, banheiros especiais, corrimão, estacionamento com vaga reservada, piso tátil, entre outros.
Também com recursos municipais, a Prefeitura efetuou a instalação de novo telhado na E.M Maria da Glória Barbosa Xavier, no Jd. Guanabara, e fez a reforma do lactário na Escola Municipal Mabel Cunha, no Jardim Valentina.
“Para uma educação de qualidade é importante manter o ambiente adequado. Em parceria com os gestores escolares, estamos efetuando serviços para que todas as escolas sejam atendidas”, explicou a secretária de Educação, Flávia Banwart.
As revitalizações e pequenos reparos estão sendo promovidos nas escolas municipais de acordo com calendário de serviço das equipes de manutenção da Secretaria de Educação. Das 33 unidades da rede, 24 já receberam ou estão recebendo pintura externa e/ou melhorias.