Escolas municipais da Estância serviram 2 milhões de refeições neste ano letivo

Alimentos nutritivos e saudáveis foram oferecidos aos 7,6 mil alunos das 33 unidades de ensino mantidas pela Prefeitura

Ao longo de todo ano letivo de 2023, a Prefeitura de Ribeirão Pires serviu duas milhões de refeições para os 7,6 mil estudantes matriculados na rede municipal. A alimentação feita com itens nutritivos e saudáveis é preparada pelas agentes escolares nas 33 unidades geridas pela Secretaria de Educação e Cultura.

A quantidade demonstra a importância que a Prefeitura de Ribeirão Pires dá à alimentação ofertada aos estudantes. Somente as crianças que frequentam as creches, por exemplo, fazem três refeições por dia.

Ao longo do ano, a Secretaria de Educação padronizou, nas 33 unidades municipais de ensino, o cardápio da merenda, a fim de estabelecer uma alimentação de qualidade. Os alunos do município têm acesso a um café da manhã ou lanche da tarde, com opções de frutas, e almoço e jantar ricos em nutrientes.

“Descascar mais e desembalar menos é a fórmula para termos estudantes mais saudáveis e bem alimentados”, declarou a nutricionista responsável pela merenda das escolas municipais, Silvana Mieza.

A nutricionista faz questão de cuidar e de elaborar o cardápio semanal das refeições que serão distribuídas nas escolas, sempre buscando qualidade e variedade de alimentos. As iniciativas atendem às diretrizes do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que preconiza alimentação diversificada.

Para manter a excelência nas atividades de lidar com a alimentação dos estudantes, a municipalidade busca cursos de qualificação. No início do mês de dezembro, profissionais da educação que atuam na merenda escolar receberam orientação elaborada pelo Cecane (Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar), que mantem convênio com o FNDE.

Uma das principais ações da Secretaria de Educação e Cultura para o aumento na qualidade da refeição oferecida nas escolas foi substituição de bebidas achocolatadas, que tinham alto índice de açúcar, pelo uso de cacau em pó. Nesse sentido, a Prefeitura de Ribeirão Pires buscou utilizar alternativas mais nutritivas e que resultem no bom desenvolvimento da saúde, do crescimento e do rendimento escolar do aluno.

Alimentos nutritivos e saudáveis foram distribuídos nas 33 unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino

Compartilhe

Comente

Leia também