Escolas de Ribeirão Pires celebram Dia Nacional da Educação Infantil

Data suscita o debate sobre o acesso ao ensino na primeira infância

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires celebrou nesta quinta-feira (25), o “Dia Nacional da Educação Infantil”. Das 33 escolas municipais da rede de ensino, 24 atendem cerca de 4 mil crianças de 0 a 6 anos de idade. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.

As unidades escolares do educação infantil, aproveitaram a data para trabalharem atividades pedagógicas, como desenhos, com a proposta de os alunos retratarem o que a escola representa para cada um deles, ou depoimentos, com um texto breve sobre a importância da escola na vida das pessoas. Essa dinâmica incluiu alunos, professores, familiares, diretores e todos que compõem a comunidade escolar.

Para a Secretaria de Educação e Cultura da Estância, Rosí de Marco, “É importante que a criança tenha possibilidades de se desenvolver, fazendo escolhas e tendo pequenas responsabilidades, de modo que sua autoconfiança seja trabalhada desde cedo. Tudo o que é vivido e experimentado na educação infantil contribui no processo de aprendizado. Por isso, cada vez que a unidade escolar fomenta práticas e vivências que contribuem para a capacidade de aprendizado dos alunos, está tornando-o um indivíduo preparado, justo, solidário, que terá um futuro diferenciado”, observou.

Pequenos da E.M. Amauri do Nascimento

Atividade pedagógica na E.M. Mabel Cunha

Alunos da E.M. Chico Melo

Compartilhe

Comente

Leia também