Data suscita o debate sobre o acesso ao ensino na primeira infância
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires celebrou nesta quinta-feira (25), o “Dia Nacional da Educação Infantil”. Das 33 escolas municipais da rede de ensino, 24 atendem cerca de 4 mil crianças de 0 a 6 anos de idade. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança.
As unidades escolares do educação infantil, aproveitaram a data para trabalharem atividades pedagógicas, como desenhos, com a proposta de os alunos retratarem o que a escola representa para cada um deles, ou depoimentos, com um texto breve sobre a importância da escola na vida das pessoas. Essa dinâmica incluiu alunos, professores, familiares, diretores e todos que compõem a comunidade escolar.
Para a Secretaria de Educação e Cultura da Estância, Rosí de Marco, “É importante que a criança tenha possibilidades de se desenvolver, fazendo escolhas e tendo pequenas responsabilidades, de modo que sua autoconfiança seja trabalhada desde cedo. Tudo o que é vivido e experimentado na educação infantil contribui no processo de aprendizado. Por isso, cada vez que a unidade escolar fomenta práticas e vivências que contribuem para a capacidade de aprendizado dos alunos, está tornando-o um indivíduo preparado, justo, solidário, que terá um futuro diferenciado”, observou.
Pequenos da E.M. Amauri do Nascimento
Atividade pedagógica na E.M. Mabel Cunha
Alunos da E.M. Chico Melo