Escolas da Estância recebem Circuito Itinerante de Mobilidade

Unidades de ensino públicas e particulares terão, até novembro, programação especial voltada à Educação para o Trânsito

Nesta terça-feira, dia 5, alunos da E.M. Herbert de Souza, no Jardim Caçula, aprenderam com brincadeiras sobre segurança no trânsito. A unidade de ensino recebeu o Cimob – Circuito Itinerante de Mobilidade, que percorrerá, até o início de novembro, escolas públicas e privadas da cidade. Na rede municipal, a ação é promovida pela Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil e de Educação.

O Cimob é uma estrutura inflável que foi estilizada para ficar com a cara da Estância ribeirão-pirense. Além do sistema viário, que conta com faixas de pedestre, semáforos que alternam as luzes para indicar os comandos aos pedestres e condutores, entre outras placas de sinalização, o Circuito traz pontos famosos da cidade, como a Vila do Doce, o São José de Inox e o Mirante Santo Antônio. As crianças percorrem essa estrutura a pé, enquanto pedestres, e utilizando motos elétricas infantis, utilizando capacete. Neste formato, a ação é destinada aos alunos com idade entre 3 e 6 anos. Para crianças mais velhas, a atividade pode ser realizada com bicicletas.

Segundo o coordenador do projeto de Educação para o Trânsito de Ribeirão Pires, Fábio Leme, o equipamento inflável é importante reforço nas atividades com os alunos da rede. “Como a estrutura é itinerante, estamos atendendo todas as escolas da cidade, além da possibilidade de estarmos em espaços públicos”, explicou.

Ainda segundo Fábio, essa ação com as crianças é importante porque estas se tornam replicadores do conhecimento. “Além de estarmos falando sobre segurança no trânsito para futuros condutores, sabemos que essa criança leva o que aprendeu para os familiares. Dessa forma, nós construímos um trânsito mais seguro no futuro, mas também atingimos os condutores e pedestres do presente”, declarou.

“A criança aprende muito melhor quando interage, quando recebe estímulos visuais e tem o contato com aquilo que está sendo ensinado. A equipe de Mobilidade Urbana vem sendo uma grande aliada da Educação para o Trânsito em nossa cidade. Agradecemos a todos pela parceria”, ressaltou a secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco.

Até novembro, Circuito Itinerante de Mobilidade percorrerá unidades de ensino públicas e privadas de Ribeirão Pires

Alunos da E.M. Herbert José de Souza, no Jardim Caçula, participaram das atividades de Educação para o Trânsito

Compartilhe

Comente

Leia também