Projeto une crianças de 4 e 5 anos ao lados dos pais e familiares
Em breve, os alunos da E.M. Tia Mariinha, no bairro Vila Nova Suíssa, em Ribeirão Pires, terão verduras e hortaliças fresquinhas plantadas e colhidas dentro da própria unidade escolar. Nessa semana, a equipe gestora da unidade retomou o projeto de horta que, além de estimular a alimentação mais saudável, possibilita aos pequenos estudantes o contato com a terra, em atividades manuais.
Alunos do Jardim I e II, ao lado de seus pais e familiares, fizeram o plantio de mudas de alface, couve, beterraba, entre outras hortaliças e verduras. Os pais foram convidados a ‘colocar a mão na terra’, ajudando os alunos a cuidar do espaço, além de receberem informações sobre o cultivo e sobre a importância de hábitos saudáveis.
“A ideia de retomar esse projeto é, por meio do plantio, que os alunos valorizem o alimento e seus benefícios. Para isso, contamos com a participação da família”, explicou o diretor da unidade escolar, Valdemar Orthoff.
A Escola Tia Mariinha atende cerca de 130 alunos de 4 e 5 anos. A ação está sendo acompanhado pela Secretaria de Educação da Prefeitura, por meio da Coordenadoria Pedagógica, e conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente municipal.
Para a secretária de Educação, Flávia Banwart, a iniciativa da equipe gestora alia inúmeros benefícios para o desenvolvimento saudável das crianças. “Essa é mais uma forma de garantir a qualidade da merenda escolar que é oferecida aos alunos, que se tornam, em projetos como esse, protagonistas em ações que trabalham valores para a vida”, avaliou.