Depois que a Escola de Música de Ribeirão Pires foi alvo de furto, no último dia 10 de setembro, um grupo de pais acionou a grande mídia para questionar a gestão da Secretaria de Cultura e Turismo do Município. Entretanto, a Secretaria já estava com um novo local, mais adequado para as aulas, e com o projeto da reforma pronto. A equipe de reportagem do Mais Notícias foi até o local e conversou com Cassiano Filho, secretário de Cultura e Turismo que afirmou: “até o dia 15 de outubro as aulas voltarão ser lecionadas”.
Um antigo casarão na Vila Aurora, na Rua Presidente Bernades, 12, que já foi hotel, é a nova casa da Escola de Música. “Muitos pais estão colaborando para a reforma, que será feita em mutirão”, afirma Cassiano. Entre as ajudas estão a doação de câmeras de segurança e dos vidros para as janelas do local.
São 927 alunos matriculados na Escola de Música que oferece cursos para diferentes instrumentos. No assalto foram levados seis clarinetes, dois violinos e uma viola erudita. “O valor é alto, cada violino furtado custa R$7 mil”, conta o diretor da escola Demetrio Montealegre.
Cassiano diz que a nova proposta para a Escola de Musica “é iniciar a população na música desde pequeno”. Além de abrir novas vagas, “teremos a oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade da Escola de Música”, diz Cassiano e Demetrio confirma: “é fundamental que exista maior interação entre os alunos e isso pode acontecer com a nova Escola de Música”.