Escola da Estância estimula criatividade com massinha caseira

Aproveitando itens disponíveis em casa, alunos e suas famílias produziram massa de modelar para criar personagem de história infantil

A pandemia do coronavírus impôs novos desafios à Educação. Com criatividade e muita dedicação, profissionais da rede municipal de Ribeirão Pires adaptaram as tarefas presenciais para o ensino remoto. A E.M. Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas, no Jardim Verão, aproveitou itens comuns de casa para estimular a participação dos alunos nas atividades, unindo arte ao aprendizado.

Uma das ações promovidas para as crianças do Ensino Infantil foi a confecção do personagem Pedrinho da história “Pedrinho, cadê você?”. Dentro das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a atividade incentivou o uso de materiais variados para manipulação, como a massa de modelar, para explorar cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

Antes de receber os kits de materiais fornecidos pela Prefeitura, que contém massinha de modelar, a escola propôs sugestão criativa para garantir a participação dos alunos e suas famílias: fazer uma massinha especial com receita caseira, utilizando suco em pó para a coloração.

Seguindo a ideia da adaptação dos materiais para fazer a tarefa, aproveitando os recursos disponíveis em casa, Rafaela da Silva Santos, mãe do aluno Miguel, do Maternal A, trocou o suco em pó, que estava em falta, por temperos como o açafrão e o colorau. “Amamos essa experiência nova. Criamos as massinhas e como não tínhamos o suco em pó, fizemos com tempero para poder dar a cor”, contou Rafaela.

“Foi diversão e aprendizado garantido. Essa parceria escola e família tem sido muito prazerosa. Estamos nos ajudando sempre e buscando alternativas. As famílias têm sido muito criativas nesse processo, assim como nossa equipe escolar”, disse Sheila Vale, coordenadora da E.M. Irmã Maria Bernadete.

Compartilhe

Comente

Leia também