Equipe gestora da Educação Ribeirão Pires avalia ações do 1° semestre

Reestruturação da Secretaria Municipal e implantação de novos projetos voltados ao fortalecimento pedagógico foram destaques do período

Os Orientadores Educacionais e Supervisores Escolares da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires se reuniram nesta semana para avaliar o resultado das ações promovidas no primeiro semestre do ano na rede municipal. O grupo debateu avanços obtidos neste período e a implantação de novos projetos, a exemplo do Portifólio Digital, ações voltadas ao fortalecimento do trabalho pedagógico com os alunos.

Em janeiro deste ano, a Secretaria de Educação iniciou a reestruturação das equipes que atuam na gestão da Pasta e das unidades de ensino. “Identificamos as demandas prioritárias e começamos um trabalho intenso para colocar a Educação nos eixos. O aprendizado e desenvolvimento de nossos alunos é o ponto central de nossas ações, especialmente considerando as dificuldades deste período de pandemia”, explicou a secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco.

Dentre os avanços destacados pelos gestores da Educação estão o aperfeiçoamento do trabalho de Busca Ativa e acompanhamento das devolutivas dos estudantes matriculados na rede. Como desdobramento desta ação, a equipe criou o Portifólio Digital, ferramenta online que permite o monitoramento dos alunos, de forma individual. Com isso, a escola e a equipe pedagógica conseguem atuar, de forma mais assertiva, nas necessidades pedagógicas de cada criança.

Para atender a demanda da rede por professores, profissionais foram convocados de Concurso Público realizado em 2019 e prorrogado neste ano. Para suprir a ausência de professores licenciados na pandemia, profissionais temporários também estão sendo chamados.

O planejamento e preparativos para a retomada gradativa do ensino presencial também esteve em pauta nos seis primeiros meses do ano. Diálogo aberto com a comunidade escolar e Ministério Público garantiram transparência às ações. Pensando no desenvolvimento das crianças após a retomada, a Educação estruturou novo serviço, o APSE – Apoio Psicossocial Escolar, equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social, pedagogos e profissionais das áreas para acompanhar, de perto, as crianças da rede municipal.

“Ampliamos o diálogo e a integração entre as equipes da rede municipal, um dos aspectos positivos do trabalho realizado pela Educação. Notamos maior reconhecimento das ações promovidas pelos profissionais, maior alinhamento nos projetos e medidas adotadas em toda a rede, entre outros pontos que refletem em um melhor aprendizado dos alunos”, avaliou a coordenadora da Orientação Educacional da Prefeitura, Nádia Ferreira.

Equipe gestora da Secretaria de Educação avaliou resultados do 1° semestre e traça novas ações até o final do ano

Compartilhe

Comente

Leia também