Aves eram mantidas em locais inapropriados e sem condições de higiene
A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, realizou nesta segunda-feira, dia 6, o resgate de 28 pássaros mantidos ilegalmente e em condições de maus-tratos em uma casa no Barro Branco. O cativeiro foi denunciado anonimamente. As aves estavam desnutridas e presas em locais sem condições de higiene.
Os profissionais da equipe contaram com o apoio da Guarda Municipal. O responsável pelo cativeiro foi encaminhado ao 1º DP da cidade.
Entre as espécies resgatadas estavam algumas que não podem ser mantidas em cativeiro como Coleirinhas, Tico-tico, Canários da Terra, Rolinhas e Pixoxó.
As aves estão passando por avaliações no departamento ambiental e serão reintroduzidas à natureza após um período de quarentena. As espécies que não puderem voltar aos seus habitats serão encaminhadas para uma reserva ambiental adequada.
A lei federal nº 5197/67 prevê pena de um até cinco anos de reclusão mais uma multa. Os telefones para denúncias são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.
O responsável foi encaminhado para o 1ºDP da cidade
A equipe apreendeu as gaiolas e resgatou os animais
Animais eram mantidos em um local sem as condições mínimas de higiene