Equipe Ambiental de Ribeirão Pires salva quatro aves

Uma pomba, um jacu, um filhote de sanhaço e um falcão-de-coleira foram resgatados pelo Departamento de Bem-Estar Animal

A Secretaria do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal, realizou na última quarta-feira (3) quatro salvamentos de aves. Uma pomba com a asa ferida, um jacu com ferimento no olho, um sanhaço filhote órfão e um falcão ferido.

Tanto o filhote de sanhaço, quanto o jacu e a pomba foram foram resgatadas pelo departamento e estão bem e recebendo todos os cuidados dos especialistas. Após a recuperação, as aves poderão voltar à natureza.

Já o falcão-de-coleira foi encontrado na rua por um munícipe que acionou a equipe. Avaliada, a ave não apresentou nenhum ferimento e foi transferida para uma reserva ambiental, onde ficará até que consiga voar e se alimentar normalmente.

O Departamento aceita chamados para resgate, salvamentos e entregas voluntárias nos números: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.

Sanhaço – Uma pequena ave que possui entre 16 e 19 centímetros na fase adulta. Ele está presente em quase todo o Brasil, principalmente em regiões da Mata Atlântica e no Pantanal.

Falcão-de-coleira – Quando adulto, o macho pode chegar a até 38 centímetros e pesar até 305, já a fêmea chega a 45 centímetros e 460 gramas. Também é típico do Brasil e está presente em quase todo o território do Brasil.

O Falcão-de-coleira está recebendo o tratamento em uma reserva natural, que fará sua reintrodução à natureza

O sanhaço está bem e já foi encaminhado para a maternidade do setor, onde receberá o tratamento até poder ser reinserido à natureza

O pombo sofreu um grave machucado na asa que o impede de voar, ele já está recebendo os devidos cuidados para que volte a voar

O jacu apresentou uma lesão no olho e já está sendo cuidado para voltar à seu habitat

Compartilhe

Comente

Leia também