Equipe Ambiental de Ribeirão Pires resgata Arara Canindé

Espécie não é típica da região. Suspeita é que o animal tenha escapado de cativeiro ilegal

O Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal, ligada a secretária do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires realizou neste final de semana o resgate de uma Arara Canindé. A ação ocorreu no bairro do Barro Branco. O animal apresentava dificuldades no voo e foi levado até a base da equipe onde recebeu os devidos cuidados.

Um munícipe encontrou o animal caído em sua residência e acionou o departamento que, com o apoio de uma veterinária e um biólogo, conseguiu efetuar o resgate. O animal foi encaminhado para uma reserva ambiental e será reintroduzido à natureza assim que estiver totalmente recuperado.

“Essa espécie de Arara não é típica da região, então deve ter escapado de algum cativeiro” explicou o diretor de Proteção à Fauna, Miguel Luíz Filho.

Manter animais silvestres em cativeiro é crime com pena prevista de seis meses até um ano de detenção, além de multa.

Entrega voluntária – Se você tiver um animal silvestre ou exótico em sua residência, uma opção é realizar a entrega voluntária, que não gera penalização e nem multa.

Para denúncias, salvamentos ou entregas voluntárias, os telefones da equipe são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.

A equipe realizou o salvamento da Arara, que não apresentou lesões aparentes e será levada até uma reserva para realizar um tratamento especial

Compartilhe

Comente

Leia também