Os filhotes eram de uma gata de rua que deu a luz dentro da churrasqueira de uma casa em Ouro Fino
A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal, realizou uma cirurgia de emergência em quatro filhotes de gato, que nasceram grudados dentro da churrasqueira de uma casa em Ouro Fino. A operação aconteceu na última terça-feira, dia 01. A mãe e os filhotes estão bem e já foram adotados pela munícipe que solicitou a presença do departamento.
A cirurgia foi realizada pelos veterinários do departamento no Clube dos Vira-Latas, que cedeu seu centro cirúrgico para a realização do procedimento.
“Pela nossa avaliação, percebemos que os gatinhos estavam ligados pelo cordão umbilical” explicou a veterinária Jéssica Piovezan, que realizou a cirurgia. “Três dos filhotes estão completamente recuperados, mas o quarto apresentou uma pequena deformação em uma de suas patas traseiras. O importante é que todos foram salvos”, concluiu.
Os irmãos não eram siameses – Os filhotes nasceram enrolados no cordão umbilical da mãe, por tanto, não se encaixam na categoria de gêmeos siameses. A deformação na pata traseira de um dos gatos se deve justamente ao lugar em que o cordão ficou preso.
Aviso – O departamento ambiental de Ribeirão Pires não realiza o resgate de animais domésticos. Em casos específicos como esse dos gatos, é necessário que os animais tenham um destino pós-tratamento.
Para denúncias, salvamentos ou pedidos de auxílio os números para contato são: (11) 4824-4197 ou (11) 9 7211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.
A cirurgia foi realizada pelos veterinários da equipe ambiental com o apoio do Clube dos Vira-Latas que emprestou seu centro cirúrgico