Equipe Ambiental de Ribeirão Pires apreende pássaros em cativeiro ilegal

14 pássaros da fauna silvestre eram mantidos em gaiolas e alçapões

O Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal de Ribeirão Pires, ligado à secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou no final de semana a apreensão de 14 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em uma casa no Parque Aliança. Os responsáveis pelo cativeiro foram identificados e as providencias legais já estão sendo tomadas.

Por meio de denúncia anônima, a equipe se deslocou até o local e realizou a apreensão de 50 gaiolas e 18 alçapões, que eram usados para capturar as aves. Entre as espécies estavam Trinca-Ferro, Coleirinha, Bigodinho, Canário da Terra e Sabiá Laranjeira. A equipe também encontrou pássaros mortos no local. Todos os pássaros apreendidos foram avaliados pelo corpo veterinário e continuam em observação no Viveiro Municipal.

A pena por tráfico de animais pode ser de seis meses a um ano de detenção, além da multa que pode variar dependendo da espécie e do estado dos animais. Quem compra ou mantém cativeiros ilegais com espécies da fauna silvestre também está sujeito à mesma pena, como previsto em lei.

Entrega voluntária – quem tiver animal silvestre ou exótico em sua propriedade, uma opção é realizar a entrega voluntária, que não gera penalização e nem multa.

Para denúncias, salvamentos ou entregas voluntárias, os telefones da equipe são: 4824-4197 ou 97211-1112, este segundo também atende via WhatsApp.

Os animais viviam sem condições básicas de higiene e alguns estavam já mortos

50 gaiolas também foram apreendidas pela equipe, juntamente com 18 alçapões

Compartilhe

Comente

Leia também