Equipe Ambiental de Ribeirão atuou em 40 casos de maus-tratos em fevereiro

Departamento da prefeitura resgatou mais de 238 animais somente neste mês

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem Estar Animal, atuou em 40 casos de maus tratos no último mês de fevereiro. Foram resgatados desde animais domésticos, como cães e gatos, como animais de criação: cavalos, vacas e mulas.

Todos os animais salvos receberam atendimento dos veterinários e foram encaminhados para protetores, ONGs e abrigos parceiros do município. Parte dos cães e gatos já foram doados para munícipes e os demais irão receber um novo lar na feira de adoção mensal, que está previsto para acontecer no dia 25.

Todos os casos em que os maus-tratos foram constatados, os tutores perderam a guarda e foram multados administrativamente, além de ser realizado um Boletim de Ocorrência no 1º DP da cidade.

Punição – A lei brasileira contra maus tratos estabelece uma pena entre seis meses e um ano de detenção, além de multa que varia de acordo com a condição do animal. A prefeitura também abre um processo administrativo para apurar e multar casos desse tipo.

Balanço – Durante este mês de fevereiro, o departamento realizou 238 animais entre silvestres e domésticos, incluindo 73 saruês, espécie típica da cidade, e 64 pássaros, além de cobras e outros bichos. Aproximadamente 45% destas ocorrências aconteceram no Centro da Estância, Centro Alto com 9% e Santa Luzia com 7% também se destacam nas estatísticas

Para resgates, denúncias ou entregas voluntárias os números do departamento para contato são: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.

Ao total a equipe já atuou em mais de 540 casos de maus-tratos em 20 meses de operações

Durante o mês de fevereiro foram 238 animais resgatados

Um dos animais com maior ocorrência foram as cobras, comuns nesta época do ano, no total 62 foram resgatadas em fevereiro

Compartilhe

Comente

Leia também