Equipe ambiental alerta sobre o perigo de linhas de pipa para animais silvestres

Nos últimos sete dias, duas aves foram resgatas com graves lesões ocasionadas por esse tipo de linha

A Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal, alerta para os graves problemas que as linhas de pipa podem ocasionar aos animais silvestres. Somente nos últimos sete dias, duas aves foram salvas pela equipe após se lesionarem com esse tipo de objeto.

“Os animais silvestres, principalmente as aves, muitas vezes não conseguem enxergar a linha e acabam se enroscando, e no desespero de se soltarem acabam se machucando gravemente”, explica a veterinária Maria Helena Cavallari.

O uso do cerol é outro problema ainda mais grave. “Pode causar cortes profundos, cortes de membros, deixar sequelas permanentes ou até mesmo matar o animal”, complementou a veterinária.

Desde a criação da equipe, em julho de 2021, 15 aves já foram resgatadas com graves problemas gerados por linhas e tiveram que passar por cirurgias. Todos ficaram com sequelas e não puderam ser reintroduzidos aos seus habitats naturais.

Maitaca – Na tarde desta segunda-feira, dia 14, a equipe ambiental realizou o resgate de uma maitaca com um grave ferimento gerado por linha. “O animal chegou na base já com a área da lesão necrosada, o que indica que a lesão não é muito recente, então tivemos que realizar a cirurgia de amputação”, explicou a veterinária que realizou o atendimento, Jéssica Piovezan.

A maitaca passou pelo procedimento cirúrgico, mas já está se recuperando

Compartilhe

Comente

Leia também