Prefeito Kiko fala sobre ações na cidade e afirma que compreensão e solidariedade são essenciais nessa luta
O Brasil e o mundo estão diante de um cenário desafiador, de enfrentamento à pandemia global do coronavírus. Em Ribeirão Pires, assim como em outras cidades, a rotina das pessoas mudou. Além das questões relacionadas à saúde, que são prioritárias nesse momento, há preocupações de ordem econômica. O jornal Mais Notícias entrevistou o prefeito Adler Teixeira – Kiko para saber sobre ações de combate ao coronavírus e de apoio à população. Confira.
Mais Notícias – Há quase dois meses, a vida das pessoas mudou por conta do coronavírus. Como Ribeirão Pires está enfrentando a doença?
Prefeito Kiko – Desde o início de março, mobilizamos nossas equipes da Saúde para se atualizarem sobre o coronavírus. Treinamentos foram realizados, sempre seguindo as diretrizes dos especialistas de saúde do Governo do Estado e do Governo Federal. Preparamos os fluxos de atendimento na rede municipal, atualizamos os protocolos sobre notificação e análise de casos suspeitos, entre outras medidas. De lá para cá, muito foi feito. Suspendemos a programação do aniversário da cidade e a 84ª Festa do Pilar, que aconteceria agora no dia 1º de maio. Proibimos aglomerações em espaços públicos e decretamos a recomendação para o uso de máscaras. Seguimos a quarentena do Governo do Estado e ampliamos as ações para conscientização da população. Suspendemos atividades presenciais na rede municipal de ensino e cursos gratuitos da Prefeitura. Fechamos espaços como o Parque Pérola da Serra e o CEU Quarta Divisão. Iniciamos serviço de higienização de ruas e espaços com maior circulação de pessoas. Estamos reforçando os atendimentos dos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 com a implantação de Hospital de Campanha. Todas as medidas de segurança e higiene estão sendo tomadas para garantir, acima de tudo, o bem-estar e a saúde da população.
Mais Notícias – A Prefeitura entregou nessa quarta-feira (29) o Hospital de Campanha da cidade. A unidade tem capacidade para o atendimento dos casos de coronavírus?
Prefeito Kiko – Com recursos dos governos do Estado e Federal, implantamos o Hospital de Campanha de Ribeirão Pires que será retaguarda para os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 na rede municipal. São 41 leitos, dos quais 7 são de emergência, para atender os pacientes. Todos os protocolos de segurança foram seguidos na implantação da unidade, que está sediada no Ginásio OzírisGrecco, na região central. Contratamos mais profissionais da área médica, de enfermagem e farmácia, além de equipe administrativa e de limpeza, para reforçar o atendimento no local. Esperamos que o Hospital de Campanha funcione em baixa capacidade, com poucos pacientes. Ainda assim, o município se preparou para comportar, se necessário, uma demanda maior. Nossas equipes estão mobilizadas nas ações de prevenção, fundamentais para que os casos não cresçam na cidade.
Mais Notícias – Ribeirão Pires tem sido, há semanas, destaque no Estado por cumprir o isolamento social. Nas redes sociais, muito se fala do movimento na região central da cidade. Como avalia o assunto?
Prefeito Kiko – São do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo Estadual os dados que colocam nossa cidade entre as que mais têm adesão ao isolamento social no Estado. Para especialistas e autoridades da saúde em todo o mundo essa é a medida mais efetiva para o controle da disseminação do coronavírus. Ribeirão Pires se mantém desde o início do monitoramento entre os 10 primeiros municípios no ranking de maior adesão, graças à compreensão dos moradores. O percentual de isolamento varia entre 60% e 70%, sendo menor em dias de semana. Sabemos que algumas pessoas precisam sair de casa para, por exemplo, fazer o pagamento de contas ou acessar benefícios em agências bancárias. A região central concentra o maior número de bancos e estabelecimentos de alimentação, onde, em todas as cidades, o movimento ainda é maior. Reforçamos a fiscalização nessas áreas, criamos canal para a denúncia de irregularidades via WhatsApp (9-7412-9601) e fortalecemos as ações de conscientização sobre a importância de cuidados para prevenir o coronavírus. Contamos com a participação de todos os que podem contribuir nessa luta.
Mais Notícias – Em coletiva à imprensa, o governador João Doria declarou que municípios com maior percentual de isolamento serão priorizados na flexibilização de reabertura das atividades comerciais. Qual a expectativa para Ribeirão Pires?
Prefeito Kiko – Desde o início da quarentena, a Prefeitura segue as determinações do Governo do Estado. Até o dia 10 de maio, o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço não essenciais permanece suspenso. Estamos aguardando o detalhamento do Plano São Paulo, anunciado pelo Governo do Estado, para compreender de que modo será feita a flexibilização da quarentena. Ribeirão Pires tem bons índices de isolamento social. Além de pensar na retomada de atividades no município, é fundamental a compreensão de que ficar em casa, para todos os que podem, ajuda a reduzir a curva de transmissão da doença, o que pode salvar muitas vidas.
Mais Notícias – Há grande cobrança por parte da população de medidas para que a economia não “quebre”, de forma a amenizar o desemprego ou as dificuldades causadas pela pandemia. O que Ribeirão Pires tem feito nesse sentido?
Prefeito Kiko – Estamos mantendo diálogo com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIARP) para traçar ações de apoio aos empreendedores. Uma das medidas já tomadas foi a prorrogação dos prazos de vencimento do ISS para os optantes do Simples Nacional. Cerca de 3,7 mil empreendedores serão atendidos com essa medida de apoio. Outras ações, como a ampliação de microcrédito pelo Banco do Povo Paulista, do Governo do Estado, também estão sendo tomadas para que os negócios tenham fôlego para atravessar esse período de crise causada pela pandemia.
Mais Notícias – Ações também estão sendo tomadas no âmbito social?
Prefeito Kiko – A Prefeitura está atuando para atender, de forma emergencial, alunos em maior risco social. Para isso, implantamos programa de auxílio alimentação aos estudantes de famílias que estão no CadÚnico, têm Bolsa Família ou que estão em situação de maior vulnerabilidade por conta da pandemia. Em uma primeira etapa, mil famílias foram atendidas como o kit merenda escolar, com alimentos básicos. Nessa segunda etapa do programa, além de ampliar o número de famílias atendidas, vamos aprimorar a ação com o Cartão Merenda Escolar. Para as famílias enquadradas no perfil da ação, cada aluno terá crédito de R$ 60, que poderá ser usado para a compra de alimentos perecíveis ou não perecíveis em comércios credenciados na cidade. Nossas equipes de Assistência Social também estão atuando no apoio e orientação da população, esclarecendo dúvidas sobre programas do Governo Federal, como o Auxílio Emergencial, e do Governo do Estado, como o auxílio alimentação para estudantes da rede estadual. Além disso, também há trabalho feito pelo Fundo Social para a arrecadação de donativos que vão ajudar quem mais precisa. A entidade já está encaminhando as doações, dentre as quais destacamos o envio de 200 cestas de alimentos e 200 galões de água sanitária pela empresa CBC e a doação de 4 toneladas de alimentos pela Coop. O mundo enfrenta um período desafiador. Com a compreensão de todos e a solidariedade da população, vamos vencer essa luta.