Entenda o que é necessário para fazer poda de árvores na Estância

Procedimento não pode ser realizado sem permissão de órgãos competentes

A poda de árvore é uma prática permitida em Ribeirão Pires. Porém, para efetuar a ação, é necessária a permissão da Secretaria de Meio Ambiente, que analisará critérios técnicos para autorizar ou não a poda. A solicitação deve ser feita junto à prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, direto na praça de atendimento do Paço Municipal.

A poda é importante para que os nutrientes sejam distribuídos de forma igualitária por toda planta. O crescimento de algumas árvores e plantas são influenciados por fatores externos, como a posição dos galhos ou a direção em que a luz passa por ela, por exemplo.

“Como Ribeirão Pires está situada numa área de preservação ambiental e repleta de mata nativa, é necessário avaliar o pedido para que não comprometamos o nosso ecossistema”, observa o biólogo da prefeitura Renato Abbade Silva. “Existem questões mais técnicas, como não ser realizada poda drástica, que acaba prejudicando a árvore, ela pode contrair algum parasita, que podem até matar o vegetal”, completou.

Os documentos necessários para a abertura do processo são: Matrícula imobiliária, escritura ou contrato de compra e venda do imóvel; Fotos da(s) árvore(s); Croqui de localização da(s) árvore(s); Cópias do Rg, CPF e IPTU; Comprovante de endereço; Procuração, se necessário; e Contrato Social, no caso de empresas.

No caso de corte de galhos que sobrepõe a fiação elétrica, o trabalho tem que ser realizado por profissionais habilitados pela ENEL, para não haver problemas no fornecimento de energia.

Para mais informações o telefone para contato é: 4828-9109

A Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Pires fará a análise de cada caso para definir a autorização

Compartilhe

Comente

Leia também