Todas as escolas públicas e particulares terão de acrescentar, no próximo ano, o ensino de música para seus alunos. A obrigatoriedade irá valer por conta da lei federal 11.769, de 18 de agosto de 2008, que deu prazo de três anos para os sistemas de ensino se adaptarem à nova exigência.
Mesmo com a inserção da música no cotidiano dos estudantes, ainda há questões a serem respondidas ou definidas pelos sistemas de ensino sobre quais profissionais irão ministrar o conteúdo, quantas aulas haverá por semana e como será a oferta de materiais pedagógicos específicos para este aprendizado.
Objetivo – Segundo a coordenação de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente de Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), o objetivo do novo conteúdo não é formar músicos, mas oferecer uma formação integral para crianças e adolescentes.
O MEC recomenda que, além das noções básicas de música, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestra, os alunos aprendam cantos, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para, assim, conhecer a diversidade cultural do Brasil.