Campanha de testagem ao HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis vai de 1 a 7 de dezembro
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do SAE (Serviço de Atenção Especializada), realizou nesta segunda-feira, dia 28, uma capacitação aos enfermeiros das Unidades de Saúde para iniciar a campanha “Fique Sabendo”, de Testagem para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais, que faz parte do “Dezembro Vermelho”. A campanha vai do dia 1 ao 7 de dezembro.
A intenção da campanha é ampliar a testagem principalmente entre o público mais jovem. Por isso, uma das funções dos enfermeiros é ajudar na divulgação territorial, conforme explica Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada. “Queremos alcançar também o público que não vai muito à Unidade. É muito importante que todos que tenham vida sexual ativa realizem o teste pelo menos uma vez ao ano. O jovem é um dos nossos públicos-alvos, por isso, devemos divulgar nos bairros, utilizem os Agente Comunitários de Saúde e os enfermeiros avisar na Unidade”, explicou Nanci.
Durante a capacitação foi explicado como devem ser realizados os testes, a questão da janela imunológica para o diagnóstico, acolhimento e abordagem pré e pós testagem.
Os enfermeiros também devem estar cientes do dia e hora do teste, fazer um check-list na Unidade com relação aos Insumos, preservativos e gel; folhetos e cartazes; disponibilidade de testes rápidos; realizar reunião com a equipe da Unidade; Ajudar na divulgação; realizar o acompanhamento de pacientes reagentes; avisar o SAE.
Os testes para detecção das IST podem ser realizados em todas as Unidades de Saúde, das 7h às 17h e também no SAE (Avenida Francisco Monteiro, 205) no mesmo horário.
Capacitação visa campanha que será realizada entre 1 e 7 de dezembro
Enfermeiros das Unidades de Saúde estão aptos a fazerem os testes rápidos na população