Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro
“Já sofremos preconceito demais. Isso tem que acabar. Acreditamos que tudo pode acabar bem”. Essa foi a mensagem de Arthur Barros, jovem escritor e ilustrador diagnosticado na infância com Transtorno do Espectro Autista durante o Encontro TEA e um mundo mais inclusivo, promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, na manhã desta sexta-feira (26), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro. Participaram da ação, além da Educação, as secretarias de Saúde e Higiene, de Assistência, Participação e Inclusão Social, de Turismo, de Saúde e Higiene e de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil.
Arthur Barros palestrou ao lado da mãe, Adriana Barros, sobre a trajetória de um autor autista. “Arthur sempre gostou de desenhar. E, desde que percebemos a sua vontade de falar com o mundo através dos desenhos e das suas histórias, percebemos uma evolução dele”, completou a mãe. Arthur Barros foi reconhecido pela RankBrasil, em 2021, como o mais jovem autor com TEA a publicar livros no País, entre eles “A Dona Corujinha”, “O Leãozinho Faminto”, “O Canguru Elétrico”, “Os Novos Amigos da Dona Corujinha” e “The Little Miss Owl”.
A rede municipal de ensino de Ribeirão Pires registrou nos últimos três anos crescimento de 280% no número de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O índice de crianças e jovens matriculados da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental (até o 9º ano) saltou de 66, em 2020, para 250 neste ano. Para acompanhar a demanda crescente, a Prefeitura fortalece de forma permanente as ações voltadas à inclusão e ao desenvolvimento integral desses alunos.
“Trabalhamos com uma rede ampla de serviços públicos para a garantia dos direitos de quem tem TEA e para possibilitar o desenvolvimento dessas pessoas. Encontros como este são o caminho e o respeito é a base para uma sociedade inclusiva”, completou o prefeito Guto Volpi.
Além da educação especializada e APSE que fazem o acompanhamento de alunos com TEA, no ensino regular e no contraturno escolar, Ribeirão Pires oferta um leque amplo de serviços: CAPs Infantojuvenil (Saúde); emissão da CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Assistência Social); emissão credencial de estacionamento preferencial com dispensa de documentos, quando apresentada a CIPTEA (Mobilidade Urbana); e coleção dedicada ao tema TEA no Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (de autoria de pessoas com TEA ou livros de especialistas sobre o transtorno), além de atendimento prioritário mediante apresentação CIPTEA.
Jovem escritor Arthur Barros falou sobre sua trajetória e apresentou suas obras
Ao lado dos pais, seus maiores incentivadores, Arthur apresentou um pouco da sua trajetória como escritor e ilustrador